Webinar da FJP discute o papel da mulher nos povos tradicionais

Refletir sobre a liderança feminina dos povos tradicionais e sobre a situação das mulheres dessas comunidades na atualidade. Essa é a proposta da próxima mesa virtual da programação especialmente construída pela Fundação João Pinheiro para o mês da mulher.  O webinar Lideranças Femininas nos Povos Tradicionais está marcado para esta sexta-feira, 12 de março, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

Tradicionalmente, no mês de março, quando se comemora o dia internacional da mulher (8), a FJP promove atividades acadêmicas e abertas ao público sobre temas pertinentes à mulher. No evento desta sexta, a vice-presidente da FJP Monica Bernardi e a professora Letícia Godinho vão receber para o debate três representantes de povos tradicionais de Minas Gerais: a cacica Anália Tuxá (Apoinme e DGM/Brasil), Sandra Maria Silva Andrade (Conaq e N’Golo) e Valdinalva Barbosa dos Santos Caldas (Conepir/MG).

Convidadas – Anália Tuxá é cacica do povo Tuxá de Minas Gerais, coordenadora das mulheres da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas e Espírito Santo (Apoinme) e integrante do Conselho Gestor do Dedicated Grant Mechanism for Indigenous Peoples and Local Communities (DGM/Brasil) e do Comitê das Bacias Hidrográficas.

Sandra Maria Silva Andrade é moradora da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga, em Bom Despacho (MG), coordenadora executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e diretora de finanças da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo). É membro de diversos conselhos e comitês (CNDH, CBHSF, Cedraf/MG), do Grupo de Trabalho de monitoramento e acompanhamento do Bolsa Permanência para quilombolas da UFMG e da Comissão Estadual de povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais.

Valdinalva Barbosa dos Santos Caldas é presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais (Conepir) e vice-presidente da Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesa dos Povos Ciganos.

19 de março, [sexta-feira], às 17h

O Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres: Quem Cuida de Quem Cuida?

26 de março [sexta-feira], às 17h

Avaliação de Políticas Públicas com Recorte de Gênero (a confirmar)

31 de março [quarta-feira], às 14h

Balanço das Eleições de 2020