Relações institucionais

A Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri) coordena as ações de relacionamento institucional da Escola de Governo (EG), por meio da formalização de acordos de cooperação técnica e ainda de acordos bilaterais relacionados ao intercâmbio de professores, técnicos, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação.

As parcerias são estabelecidas em nível nacional e internacional com vistas à concepção de projetos, pesquisas, palestras, publicações e simpósios conjuntos, que promovam o enriquecimento da formação acadêmica dos seus alunos, professores e pesquisadores.

Por meio da Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri), a Escola de Governo auxilia a concretização dos intercâmbios, tanto para seus estudantes, quanto para a vinda de universitários de instituições nacionais e internacionais.

A Escola de Governo oferece aos seus estudantes diversas opções de instituições de ensino superior para a realização de intercâmbio acadêmico nacional ou internacional. A seleção de estudantes para intercâmbio é realizada semestralmente, através da divulgação de Edital.

Os estudantes da EG interessados devem cumprir requisitos estipulados pelo Edital de Seleção para Intercâmbio Nacional e Internacional divulgado semestralmente pela Geri.

Estudantes de outras instituições interessados em fazer intercâmbio na Escola de Governo devem, inicialmente, verificar a existência de Acordo de Cooperação assinado entre a instituição de origem e a Fundação João Pinheiro. Após a verificação, o discente deve preparar um plano de estudo (para análise de viabilidade do intercâmbio) e entrar em contato com a Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo.

Intercâmbio

  • Fundação Getulio Vargas – FGV – Unidade São Paulo
  • National Chengchi University – NCCU – Taiwan
  • Université de Picardie Jules Verne – UPJV – França
  • Università Degli Studi di Roma “Tor Vergata” – Itália
  • Università Degli Studi di Torino – Unito – Itália
  • Universidad de Chile – Uchile – Chile
  • Universidad de Santiago de Chile – Usach – Chile
  • Universidade Nova de Lisboa – Portugal

Câmara Municipal de Lavras

Objeto: Estabelecer a cooperação técnica entre a Fundação e a Câmara Municipal-Lavras com vistas a execução pela primeira do projeto de extensão “Revisão e Atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Lavras” com vistas à propositura de adequação do Regimento Interno da segunda à legislação vigente e à reestruturação orgânico-funcional a ser realizada naquela Casa Legislativa, bem como ao aprimoramento da operacionalidade do processo legislativo e das competências de comissões da Câmara Municipal de Lavras.

Assprom

Objeto: Estabelecer cooperação entre as partes visando à participação de adolescentes indicados e devidamente cadastrados pela Assprom, no projeto de extensão da Escola de Governo da Fundação, conhecido como Cursinho Educar, curso esse preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem, propiciando-lhes aulas em condições de estudo, formação, orientação adequada e eficiente.

Consultoria Júnior

Objeto: Estabelecimento de parceria, entre a Fundação e a Consultoria Jr., para a complementação educacional do corpo discente do Curso de Administração Pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, por meio da aplicação prática de seus conhecimentos teóricos à sua área de formação profissional e para o incentivo da capacidade empreendedora do aluno

Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae

Objeto: Apoio da Arsae, na forma de transferência de informações e conhecimentos técnicos, à execução da Proposta de Trabalho anexo. Este é fruto da dissertação de mestrado da aluna Camila Antonieta Silva Reis, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Carneiro da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Em contrapartida, a aluna disponibilizará à Agência os resultados e conclusões do estudo realizado.

Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

Objeto: Apoiar as ações de segurança alimentar e nutricional (SAN) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) por meio de projeto de extensão universitária em que os estudantes do curso de administração pública estudem, analisem e desenvolvam atividades que contribuam para o fortalecimento da política pública de SAN.

Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Objeto: Cooperação técnica entre os partícipes com o intuito de ampliar e fortalecer os canais de participação social, atuar na indução de políticas públicas, promover o aprimoramento da gestão pública nos municípios do estado de Minas Gerais bem como contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de graduação da Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da FJP.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Objeto: estabelecer ações conjuntas para a elaboração e implementação de estudos científicos, metodologias, projetos, publicações, diagnósticos e serviços direcionados ao desenvolvimento e aprimoramento da Política de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, bem como contribuir para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Administração Pública, construindo conhecimentos sobre gestão pública e favorecendo a experiência de construção e execução de Políticas Públicas de Segurança.

Controladoria Geral do Estado

Objeto: desenvolver ações de fomento à boa governança, integridade e melhorias nos controles internos nos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado de Minas Gerais, por meio de projetos e atividades conjuntas relativas à capacitação e formação de servidores, além de outras iniciativas formativas e ações de apoio técnico e científico que possam contribuir com os objetivos institucionais dos partícipes.

International Business School Americas – IBS

Objeto: prestar reciprocamente assessoria e apoio científico e cultural ao intercâmbio de pessoal docente e de estudantes, conforme programas anuais previamente estabelecidos, aceitando-se, também, de acordo com as intenções e regulamentações de cada instituição, a mobilidade discente e docente, quando departamentos e/ou programas das duas instituições estiverem de acordo.

As instituições interessadas em firmar memorandos de entendimento, acordos ou convênios de cooperação com fins de extensão, imersão ou intercâmbio devem entrar em contato pelo endereço: beatrice.oliveira@fjp.mg.gov.br.