Concurso de episódios para podcast vai premiar primeiro lugar com R$ 8 mil

Iniciativa busca contribuir com a promoção e democratização da produção de conhecimento sobre desigualdades de gênero e raça em todo o Brasil

Estudantes e recém-egressos de graduação do chamado campo de públicas do Brasil podem se inscrever, até 11 de junho, no concurso de episódios que irão integrar um podcast sobre o tema ações públicas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça: experiências subnacionais, nacionais e internacionais.

O concurso visa a estimular a produção e difusão de conhecimento sobre desigualdades e ações públicas e é uma parceria entre a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Anepcp), o Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (FJP), o Observatório das Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação Tide Setubal, com o apoio da Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD).

Para Bruno Lazzarotti, coordenador do Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (Corecon-MG/FJP), é preciso que o campo de públicas contribua mais com o debate em torno das iniciativas e políticas para enfrentar desigualdades de gênero e raça. “É importante que os cursos de graduação e os futuros gestores públicos se preocupem com isso e incorporem tal preocupação à sua formação. Explorando novas formas de comunicação e disseminação de conhecimento, como o podcast, esperamos aproximar mais a academia da sociedade”, ressalta.

O episódio inscrito deve abordar experiências inovadoras e os esforços e desafios para efetivá-las. A duração máxima é de 20 minutos, em arquivo de áudio, em português. As modalidades são: solo, em dupla, entrevista, mesa redonda ou documentário. O episódio deve envolver relato oral, diálogo ou contar uma história. Com base na avaliação de uma comissão julgadora, composta por pessoas que trabalham com pesquisas, gestão pública e também da sociedade civil, os dez melhores episódios serão premiados com valores de R$ 200 a R$ 8 mil.

Serão avaliados quesitos como criatividade e originalidade na apresentação e no desenvolvimento do episódio, estrutura do roteiro e da narrativa com qualidade argumentativa e descritiva, linguagem clara, objetiva e direta, entre outros.

As inscrições podem ser realizadas até 15 de maio (prazo máximo para envio dos episódios), por meio do endereço https://www.even3.com.br/concursopodcast2021, onde também é possível esclarecer dúvidas sobre o concurso. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail contato.concursopodcast@gmail.com.

Campo de públicas – Podem participar estudantes regularmente matriculados ou egressos (com conclusão nos últimos dois anos) dos cursos de Administração Pública, Gestão Social, Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, Administração, Serviço Social, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Planejamento Urbano, Economia, Direito, Ciências Contábeis e Relações Internacionais e Ciências do Estado.

Concurso de episódios para podcast: ações públicas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça: experiências subnacionais, nacionais e internacionais

11/6 – Prazo final de inscrição e envio do episódio

1/9 – Divulgação do resultado durante o IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Enepcp)

20/11– Lançamento do podcast