Sub-representação feminina na ciência é tema de webinar da FJP

Evento abre série de cinco mesas virtuais especiais para o mês da mulher

Nesta sexta-feira, 5 de março, a Fundação João Pinheiro abre uma série de cinco webinários programados especialmente para o mês da mulher. A iniciativa terá a participação de especialistas e de representantes da sociedade civil e tem o objetivo de colocar em pauta as discussões sobre a situação das mulheres no Brasil e as novas condições e desafios impostos a elas, considerando suas diferentes situações. O primeiro webinar, Mulheres na Ciência, está marcado para as 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP).

Tradicionalmente, no mês de março, quando se comemora o dia internacional da mulher (8), a FJP promove atividades acadêmicas e abertas ao público sobre questões pertinentes à mulher. Este ano, os eventos marcados para os dias 5, 12, 19, 26 e 31 terão como temas o papel das mulheres na ciência, as lideranças femininas nos povos tradicionais, o impacto da pandemia sobre as principais responsáveis pelas funções do cuidado em nossa sociedade, a importância da avaliação de políticas públicas com o recorte de gênero e o balanço das eleições 2020.

Mulheres na Ciência – Para discutir a presença e o papel das mulheres na ciência, considerando sua sub-representação na universidade e no campo científico, sobretudo nas áreas das ciências exatas e refletir sobre estratégias de inclusão, as professoras Carla Bronzo e Ana Paula Salej (FJP) irão receber Maria Luísa Lopes Chicote, da Universidade de Rovuma, de Moçambique, Mirella Moro, coordenadora do projeto Bitgirls (Google/UFMG).

Maria Luisa Lopes Chicote é doutora em Psicologia pela USP, mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Moçambique e licenciada em Ciências de Educação pela Pontifícia Facoltá di Scienze di Educazione Auxiliuum (Roma, Itália). É professora de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma (Moçambique) e membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (Abop) e da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Adipisiduc – Portugal).

Mirella Moro é doutora em Ciência da Computação pela University of California in Riverside e mestre e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi membro do Education Council da Association for Computing Machinery (ACM) e do seu Education Board. É conselheira da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), integrante do Comitê Diretivo do Programa Meninas Digitais e trabalha com questões de diversidade de gênero desde 2009. Professora associada do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, coordena dois projetos de extensão para atração de meninas para a Computação (BitGirls) e auxílio às universitárias e recém formadas na área (BitWomen).

Próximas mesas virtuais:

12 de março [sexta-feira], às 17h

Lideranças femininas nos povos tradicionais

19 de março, [sexta-feira], às 17h

O impacto da pandemia na vida das mulheres: quem cuida de quem cuida?

26 de março [sexta-feira], às 17h

Avaliação de políticas públicas com recorte de gênero (a confirmar)

31 de março [quarta-feira], às 14h

Balanço das eleições de 2020

5 de março [sexta-feira], às 10h

Mulheres na Ciência

Transmissão ao vivo: is.gd/YouTubeFJP