FJP e Conepir promovem live no dia da Consciência Negra

Especialistas falam sobre racismo, cultura, educação, ética antirracista e representatividade no setor público

Na data em que se celebra o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Fundação João Pinheiro (FJP), por meio do Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi), e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), em parceria com o Movimento Negro Unificado/Divinópolis (Mundi), realizam uma live com especialistas sobre a promoção da igualdade racial, cultura, educação, ética antirracista e representatividade de afrodescendentes no setor público.

Marcada para as 16h, a live será aberta pela subsecretária de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Administradora Pública Mirella Vasconcelos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTubeFJP) e os participantes poderão requisitar a emissão de certificado.

A iniciativa tem o objetivo de promover reflexão e difundir ações para uma sociedade antirracista, com igualdade de oportunidades. Assim, a live irá abordar a importância da promoção da igualdade racial e do combate às discriminações; a aplicação da cultura e dos saberes negros na ação educadora; reflexões sob uma perspectiva ética e informações que ratificam o racismo ainda existente ao acesso e permanência no serviço público pelos afrodescendentes. Com esse diálogo, os organizadores propõem um convite à sociedade para a reflexão, construção e participação na realização de uma gestão pública e governança cada vez mais inclusivas e equânimes.

Convidados – Cantora e autora do projeto social Cantando e Contando a História do Samba, Elzelina Dóris dos Santos será a primeira convidada, com a palestra Samba que educa!.  Na sequência, o mestre em filosofia, professor da PUC Minas e da Plataforma Feminismos Plurais, Thiago Teixeira, irá discorrer sobre Inflexões éticas sobre o racismo. Para fechar o evento, o mestre em administração pública e técnico da FJP, Sérgio Felix, irá apresentar a palestra A presença da população negra na administração pública: representatividade, acesso e desafios. A live terá a moderação da doutora em psicologia social do trabalho e organizações, pesquisadora e professora da FJP, Rosânia Sousa.

Live Consciência Negra

Data: 20 de novembro

Horário: 16h

Local:  Evento será transmitido ao vivo pelo perfil da FJP no YouTube: is.gd/YouTubeFJP