Avaliação de políticas públicas com recorte de gênero é tema de debate promovido pela FJP

Refletir sobre a criação, as formas de implementação e o impacto das políticas públicas com recorte de gênero nas condições de vida das mulheres. Essa é a proposta do próximo encontro virtual da programação especial da Fundação João Pinheiro para o mês da mulher, marcado para esta sexta-feira, 26 de março. Com o tema Avaliação de Políticas Públicas com Recorte de Gênero, o evento será transmitido a partir das 17h pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTube/FJP).

Convidadas – No debate desta semana, as convidadas serão Joana Chagas (ONU Mulheres), Silvia Salinas Mulder (IOCE) e Yone Gonzaga (Flacso). A mediação ficará por conta da diretora de Políticas Públicas da FJP, Carolina Imura.

Joana Chamusca Chagas é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e mestre em Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. É gerente de programas do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, responsável por planejamento estratégico, gestão de programas, monitoramento e avaliação e gestão de conhecimento. Abrindo o encontro desta sexta, Joana irá falar sobre o tema Avaliação com enfoque de gênero na prática: o que é e como incluir essa perspectiva em avaliações?

A antropóloga boliviana Silvia Salinas Mulder é especialista em estudios andinos e mestre em Descentralização e Gestão Pública. É coordenadora da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de Latinoamérica y el Caribe e presidente International Organization for Cooperation in Evaluation (Ioce). No debate desta sexta, Silvia tratará do tema Transformando uma Avaliação Neutra em uma Avaliação Feminista: Como uma Avaliação Pode Promover Equidade e Igualdade de Gênero.

Yone Gonzaga é doutora em educação e professora orientadora do curso Maestría Estado,  Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso/Brasil. Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG, foi superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos,  Participação Social e Cidadania entre 2015 e 2018. Nesta sexta, Yone irá falar sobre o tema Implementação e Avaliação de Políticas Públicas com Recorte Étnico-Racial e de Gênero: a Perspectiva da Administração Pública.

Março Mulher – Todos os anos, em março, quando se comemora o dia internacional da mulher (8), a FJP promove atividades acadêmicas e abertas ao público sobre questões pertinentes ao universo feminino. Em 2021, já foram realizados três debates, e a programação conta com outros dois encontros nos dias 26 e 31. Todos os eventos do Março Mulher na FJP são planejados pelo Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi/FJP), que, desde 2014, se dedica à discussão e à pesquisa sobre esses temas.

26 de março [sexta-feira], às 17h

Avaliação de Políticas Públicas com Recorte de Gênero

Transmissão ao vivo: is.gd/YouTubeFJP