FJP promove live em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

O Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade da Fundação João Pinheiro (Egedi/FJP) vai promover a live Mulheres negras no foco: Homenagem ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, nesta sexta-feira (24/7), às 17h, por meio da plataforma Google Meet (https://is.gd/MulheresNegras).

A iniciativa vai reunir a psicóloga Larissa Amorim Borges, que foi ex-subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres no Governo de Minas Gerais entre 2015 e 2017; a advogada e integrante do Egedi Jessyka Lopes; a poeta-slammer e educadora social Nívea Sabino, e a cantora e compositora Luna Matos.

Data – Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha é comemorado em 25 de julho desde 1992. A escolha da data é fruto do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado no mesmo ano em Santo Domingo, na República Dominicana, no qual foram discutidos temas como machismo, racismo e as formas de combatê-los.

Convidadas – A ex-subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo de Minas Gerais, Larissa Amorim Borges, é doutoranda em psicologia pela UFMG e mestre em sociologia pela mesma instituição na linha de pesquisa identidade e política. Graduada em psicologia pela PUC Minas, já atuou em diversos projetos em organismos estaduais e federais, nas áreas de direitos humanos, juventude, gênero e raça, entre outros.

Mestranda na FJP, Jessyka Lopes é graduada em direito pela UFMG e especialista em gestão municipal pela Uemg, com ênfase em políticas públicas, promoção da igualdade de gênero, valorização da mulher e educação.

Participações especiais – Nívea Sabino é poeta-slammer (modalidade de batalha de versos), ativista e educadora social. Graduada em comunicação social pela PUC Minas, atua na coordenação política do Fórum das Juventudes da Grande BH e é correalizadora do movimento cultural Sarau dos Vagal e da Roda BH de Poesia.

Cantora, violonista, compositora e também poetisa, Luna Matos canta música popular brasileira, do rock ao samba e alguns hits da música popular cubana.