FJP comemora 53 anos como referência nacional em pesquisa, estatística e conhecimento

Na mesma semana, a Escola de Governo da FJP celebra 30 anos

A Fundação João Pinheiro (FJP) comemorou, nesta segunda-feira (12/12), seus 53 anos, consolidada como referência em pesquisa aplicada nos campos da economia, da administração e da tecnologia básica e social, além de ensino, com a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, que celebra, na quarta (14), seus 30 anos de formação e capacitação de servidores públicos.

Criada em 1969 e vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a FJP é fonte de conhecimento e de informações para o desenvolvimento do estado e do país e tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.

Já a Escola de Governo se mantém na vanguarda do ensino superior desde sua criação, em 1992, inovando na abordagem e no formato educacional para o aperfeiçoamento técnico de servidores públicos e demais interessados na área. Sua carteira de cursos é aperfeiçoada continuamente para atender às mais diversas necessidades da gestão municipal, estadual e federal e oferece formação e reciclagem nos níveis de capacitação, formação executiva, graduação, especialização e mestrado em administração pública.

“É um orgulho imenso fazer parte da história da Escola de Governo como aluna, professora e então gestora. São 30 anos de excelência na profissionalização do serviço público. Hoje já somos reconhecidos em âmbito internacional, o que é motivo de grande alegria e fruto de muito trabalho”, ressalta a diretora geral da EG, Maria Isabel Rodrigues.

O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, destaca a atuação dos servidores da FJP para os resultados alcançados. “A Fundação João Pinheiro possui um corpo técnico altamente qualificado e, sobretudo, comprometido. Isso faz com que nossos produtos sejam cada vez melhores e mais relevantes e contribuam para políticas públicas mais efetivas para os mineiros”, afirma.

Produtos e publicações – Desde a década de 1980, a Fundação João Pinheiro é responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto de Minas Gerais (PIB-MG).  É também a FJP que calcula o déficit habitacional e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) em parceria com o Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para todo o país; a cota-parte do ICMS transferida para os municípios mineiros e o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Além disso, a instituição gere a Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede) e atua no tratamento de dados e na divulgação de pesquisas nas áreas de administração pública, economia, saúde, segurança pública, juventude, turismo, vulnerabilidade social, comércio exterior, demografia, mercado de trabalho e informações territoriais, entre muitas outras.

A FJP atua também na elaboração de planos diretores, planos de cargos, carreiras e vencimentos e planos de desenvolvimento integrado para municípios e regiões, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas e abriga a Coleção Mineiriana, projeto editorial com 44 obras editadas.

Na Escola de Governo, além de cursos e formação oferecidos e dos estudos desenvolvidos, destacam-se o Programa de Internato em Administração Pública (Prinagem), que teve início em 2016 e, em 13 edições, atendeu 90 municípios, com a participação de 230 estudantes e 19 professores da FJP; o Observatório das Desigualdades, projeto de extensão criado em 2018, parceria entre a FJP e o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG); e a revista Campo de Públicas: Conexões e Experiências, publicação semestral em sua segunda edição, espaço aberto a toda a comunidade acadêmica para publicação de artigos voltados à área.

Celebrações – Em 14/12, às 9h, a FJP realiza a solenidade comemorativa dos 30 anos da Escola de Governo, evento em que também serão lançados dois livros biográficos, um sobre João Pinheiro da Silva, outro sobre Paulo Neves de Carvalho.

Já no dia 16, às 14h, será realizado o 1º Encontro Anual da Rede Alumni, comunidade de egressos dos programas de graduação, mestrado e especialização da Escola de Governo.