Fundação João Pinheiro inicia Programa de Desenvolvimento de Lideranças de 2023

Foto: Gabriel Durães Tamietti (ACS/FJP)

PDL integra o Transforma Minas, programa de gestão de pessoas do governo do Estado

Na manhã desta terça-feira, 4/4, a Fundação João Pinheiro (FJP) deu início às atividades de 2023 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Este ano, além da continuidade da formação de subsecretários e lideranças regionais, 59 superintendentes de órgãos estaduais serão também contemplados. Parte do Transforma Minas, o PDL visa a desenvolver líderes para atuar de forma inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para alcançar resultados estratégicos para o Governo de Minas Gerais.

Realizado no auditório principal da FJP, o evento de abertura do ciclo 2023 do PDL teve como convidado especial o governador Romeu Zema, que acompanha o programa de perto desde seu início, em 2019. Para ele, como líder, manter-se próximo ao programa desde o seu princípio é fundamental para que a capacidade das equipes seja potencializada. “A figura de quem lidera e a forma de conduzir têm um impacto gigantesco nas equipes. Quem exerce cargo de liderança depende do desempenho da equipe. Por isso, temos que treinar as equipes. Só assim vamos potencializar a nossa capacidade de realizar”, ponderou o governador na abertura do encontro. “Nosso foco como gestores precisa ser dar assistência, estar próximo de quem é parte da nossa equipe. Temos que estar junto das pessoas. O que eu estou fazendo aqui hoje tem a ver com isso. Caminhando nessa linha vamos criar um ambiente mais propício a discutir, a inovar”, completou Zema.

Também presente na abertura do evento, a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, comentou que o primeiro ciclo dessa gestão no governo de Minas serviu para “colocar a casa em ordem” e que, agora, no segundo ciclo, é hora de apresentar resultados. “Temos que nos preparar para quatro anos de muito trabalho, em todas as áreas, sempre voltado à sociedade mineira. A oportunidade de estarmos aqui juntos, de construir uma rede, é um facilitador enorme. Além do desenvolvimento individual e dos gestores mais preparados, o principal ganho observado com o PDL foi o fato de que todos passaram a se conhecer melhor, e a integração do governo melhorou muito. Temos hoje mais facilidade de nos conectar com gente de diferentes órgãos e, a partir daí, nosso trabalho fica mais fácil, o resultado flui mais rápido. Isso é fundamental”, avaliou.

2023 – Este ano, o PDL abre mais uma vertente neste primeiro semestre, contemplando lideranças do terceiro escalão (superintendentes) do governo do Estado. No segundo semestre, será a vez de dar continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR), que já formou 107 gestores de todo o Estado.

“Hoje é um dia muito especial. Iniciamos mais um ciclo do PDL. Como sempre, a gente conta muito com o patrocínio do governo do Estado para conseguir realizar um programa como esse. Desde o primeiro momento, do primeiro evento, temos a presença do governador Romeu Zema, que sempre deixa clara a importância de desenvolver as lideranças do Estado”, observou o presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra.

Inspiração – Integrante do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL é estruturado em atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento da competência específica para cargos de liderança, que inclui a orientação para resultados, o engajamento e a comunicação. Para abrir o ciclo 2023, o programa trouxe à FJP o palestrante Gustavo Ziller, que falou para os gestores presentes sobre foco, comprometimento e a importância da atuação da liderança no alcance dos resultados e no engajamento das equipes.

Transforma Minas – Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag MG), o Transforma Minas se consolidou como uma das ferramentas principais do Governo do Estado na área de gestão de pessoas. Por meio do programa, mais de 230 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários e diretores de diversos órgãos e instituições.

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

Informações para a imprensa: (31) 98433-2222