Fundação João Pinheiro forma 40ª turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Em três décadas, Escola de Governo graduou e capacitou mais de trinta e dois mil profissionais para a gestão pública de Minas Gerais

Nesta sexta-feira, 14/10, mais uma turma do curso de graduação em Administração Pública da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP) conclui sua etapa de formação superior para compor o quadro de servidores públicos estaduais. Os novos especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), já empossados servidores públicos desde junho deste ano, chegam ao poder Executivo mineiro para expandir uma lista que conta com mais de 1.300 profissionais graduados e quase 31.000 pessoas capacitadas pela instituição.

O curso de graduação em administração pública é a etapa final de um concurso público anual que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar futuros servidores públicos que, depois de graduados, irão atuar nos diversos órgãos da estrutura administrativa estadual.

Precursora nesse tipo de concurso público, a EG/FJP se mantém na vanguarda do ensino superior desde sua criação, em 1992, inovando nas abordagens e nos formatos educacionais para o aperfeiçoamento técnico de servidores públicos e demais interessados na área. Sua carteira de cursos foi construída e é aperfeiçoada continuamente para atender às mais diversas necessidades da gestão municipal, estadual e federal: são oferecidas formação e reciclagem nos níveis de capacitação, formação executiva, graduação, especialização e mestrado.

Com o objetivo de preparar o aluno para compreender e atuar na análise, no planejamento e aprimoramento das políticas públicas, os cursos da EG utilizam uma abordagem integrada e moderna das disciplinas, partindo de conceitos multidisciplinares e fornecendo instrumentos tanto para uma reflexão aprofundada e permanente sobre a realidade do setor público quanto para uma atuação mais qualificada nos diferentes campos de atuação inseridos no contexto governamental.

“A Escola de Governo possui uma trajetória de excelência na profissionalização do serviço público e é reconhecida para além das fronteiras de Minas Gerais. Ela é referência em meios acadêmicos nacionais”, observa a diretora geral da EG, Maria Isabel Araújo Rodrigues.

Oportunidades – O concurso público 2023 para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental recebe inscrições até 13/10. Para participar, o interessado deverá consultar o Edital nº 6/2022, estar inscrito para o Enem 2022 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60. Os candidatos serão classificados e habilitados no limite das 40 vagas oferecidas para cursar a graduação em administração pública e, uma vez formados, irão ingressar na carreira de EPPGG. Com duração de quatro anos, o curso de graduação é gratuito e oferece aos estudantes bolsa mensal no valor de um salário-mínimo. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Cefet Minas, no link correspondente ao Concurso Público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Fundação João Pinheiro para cargos de provimento efetivo da carreira de EPPGG.

Para os já graduados, a FJP irá receber, entre os dias 1º/11 e 30/12, inscrições para processo seletivo para o mestrado em administração pública, turma 2023-2025. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no endereço http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo e submeter, neste mesmo endereço, os documentos descritos no Edital nº 7/2022. A taxa de inscrição é de R$ 120.

“Recomendo que essas oportunidades sejam consideradas por todos os que sintam que têm vocação para contribuir para uma administração pública mais moderna e inovadora”, conclui Maria Isabel Rodrigues.