Inscrições abertas para o Concurso Público Seplag/FJP 2024

Enem 2023 valerá como primeira etapa do processo seletivo para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Etapa final consiste na frequência e conclusão da graduação em administração pública na Escola de Governo/FJP.

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e a Fundação João Pinheiro (FJP) abriram nesta quarta-feira, 20/9, inscrições para o concurso público anual para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O Edital Seplag/FJP nº 04/2023, que dispõe sobre o concurso, está disponível nas páginas das duas instituições e no site do Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano (Instituto Access), instituição responsável pela execução do certame. Realizadas exclusivamente de forma on-line, na página https://concursos.access.org.br/, as inscrições vão até 5/10 e custam R$60 (sessenta reais).

Para participar do concurso público, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar o número de sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, adotado como primeira etapa do processo seletivo, conforme Nota Oficial Seplag/FJP publicada e divulgada no primeiro semestre deste ano. Os candidatos aprovados, classificados e habilitados nas primeiras 40 posições, respeitadas as reservas legais, serão convocados para a segunda etapa do concurso público, que consistirá na frequência e conclusão do curso de graduação em administração pública, ministrado pela Escola de Governo da FJP. 

Curso e carreira – Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e tem duração de quatro anos. De dedicação exclusiva, o curso oferece uma bolsa de estudos mensal de um salário mínimo. Após formados, os bacharéis recebem o título de administradores públicos e, cumpridos os demais requisitos dispostos no edital e na legislação estadual, são nomeados aos cargos da carreira de EPPGG para atuarem em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder Executivo estadual. 

As principais atribuições do EPPGG estão relacionadas à formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Eles também podem atuar em áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, é de R$ 5.226,60 (cinco mil, duzentos e vinte e seis reais e sessenta centavos), considerando o Vencimento Básico acrescido de 70% (setenta por cento) da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).

Serviço
Concurso público Seplag/FJP
Inscrições: 20/9 a 5/10/2023
Isenções: 20/9 a 22/9/2023

Informações:
Concurso público: contato@access.org.br / (61) 3030-3441 ou WhatsApp (61) 98308-6517
Enem 2023: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Graduação em Administração Pública (Csap): csap@fjp.mg.gov.br 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro
comunicacao@fjp.mg.gov.br | www.fjp.mg.gov.br