Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi)

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq

YouTube | Egedi

FJPlay | Egedi

O Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi) da Fundação João Pinheiro (FJP) foi criado em dezembro de 2014, com o intuito de congregar pesquisadoras/es da FJP que já trabalhavam, de forma isolada, com gênero, raça e diversidade, para que pudessem atuar de forma articulada. Desde sua criação, o Egedi/FJP produz informações e estatísticas com recorte de gênero e raça; desenvolve pesquisas aplicadas e trabalhos técnicos que dão suporte à institucionalização das políticas públicas para as mulheres e de promoção da igualdade racial; desenvolve e orienta pesquisas acadêmicas no campo dos estudos feministas e antirracistas; e atua na formação de servidoras/es públicas/os, assegurando atividades de ensino e extensão. Com menos intensidade e mais recentemente, o grupo tem trabalhado também em prol da população lésbica, gay, bissexual, trans, queer, intersexo, assexual, pansexual e não-binária, bem como para as demais orientações sexuais e identidades de gênero (LGBTQIAPN+), sendo que tem a intenção de incrementar seus investimentos nessa frente.

EGEDIegedi@fjp.mg.gov.br

Coordenadora: Marina Alves Amorim — marina.amorim@fjp.mg.gov.br

Subcoordenadora: Claudia Beatriz Nicácio — claudia.beatriz@fjp.mg.gov.br

Grupo de Pesquisa

Conheça os participantes e as participantes do Grupo de Pesquisa Completo do Egedi clicando aqui.

Programa Observa Minas

Publicações Institucionais (Download gratuito):

Gênero e acesso à moradia adequada
1° Seminário Ocupa Feminista e Antirracista dos espaços de poder: Casas Legislativas
Guia de orientação para mulheres (feministas e antirracistas) eleitas para as casas legislativas
Diagnóstico: abrigos para mulheres em situação de violência e risco de morte em Minas Gerais: modos de funcionamento e principais características
Guia para a elaboração de planos locais de prevenção com a comunidade: desenvolvendo intervenções qualificadas em áreas de uso abusivo de drogas
Mulheres negras e gestoras: porque sim!
Mulheres do campo de Minas Gerais: trajetórias de vida, de luta e de trabalho com a terra
Histórias de gestores governamentais : formação e experiência profissional de egressos do Curso de Administração Pública (Csap) da Fundação João Pinheiro (FJP)
Plano Decenal de Políticas para Mulheres do Estado de Minas Gerais
Sistematização das demandas das mulheres em espaços participativos

Para acessar a lista completa de Publicações clique aqui.

Ao longo dos anos, o Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi) da Fundação João Pinheiro (FJP) estabeleceu fortes parcerias e também relações de outra natureza (apoio, financiamento etc.), com diferentes atores e organizações, no Brasil e no exterior, a saber:

• a extinta Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais (SPM/MG),
  • a extinta Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais (Sepir/MG),
  • a extinta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (Seda/MG),
  • a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG),
  • a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG),
  • a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG),
  • a Rede Minas,
  • a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig),
  • o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais (Conepir/MG),
  • o Comitê de Saúde Integral da População LGBT de Minas Gerais,
  • a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG),
  • a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH),
  • a Prefeitura Municipal de Contagem,
  • o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
  • o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (Nugepp) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
  • a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),
  • a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg),
  • a Rede Caleidoscópio Feminista – Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais,
  • a Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (Fiocruz Minas),
  • o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq),
  • a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes),
  • a Concordia University Montréal (Canadá),
  • a University of York (Inglaterra),
  • a Université d’Anvers (Bélgica),
  • a Université du Québec à Montréal (UQÀM – Canadá),
  • a Université de Montréal (UdeM – Canadá),
  • a Universidade de Rovuma (UniRovuma – Moçambique),
  • o Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ – Moçambique),
  • o Instituto Marielle Franco,
  • a Articulação de Mulheres do Campo de Minas Gerais,
  • o Coletivo Mães pela Liberdade e
  • a Associação Visibilidade Feminina.