Revista científica da Fundação João Pinheiro aborda crise climática
Lançada no fim de 2025, publicação Campo de Públicas reúne artigos de especialistas no assunto e na gestão pública
Já está disponível a nova edição da revista científica Campo de Públicas, publicação semestral da Fundação João Pinheiro dedicada à produção e à difusão de conhecimento nas áreas de políticas públicas, gestão pública e temas estratégicos para o desenvolvimento do país.
Nesta edição, o periódico traz como eixo central o tema A transição socioecológica em face à crise climática, reunindo reflexões fundamentais para o debate contemporâneo sobre o papel do Estado diante dos desafios ambientais e sociais.
O número apresenta um conjunto de artigos, pesquisas e análises que dialogam diretamente com os impactos das mudanças climáticas e com a necessidade de repensar modelos de desenvolvimento, políticas públicas e formas de governança.
“Os textos contribuem para qualificar o debate acadêmico e institucional, ao mesmo tempo em que aproximam a produção científica da realidade enfrentada por gestores públicos e pela sociedade”, explica a editora da Revista, a pesquisadora Flávia Brasil.
Voltada a estudantes, gestores públicos, acadêmicos e demais interessados em políticas públicas, a revista reforça o compromisso da FJP com a construção de conhecimento crítico e aplicado capaz de subsidiar decisões e estratégias voltadas a um desenvolvimento mais sustentável e socialmente justo.
A nova edição da Campo de Públicas convida os leitores a refletirem sobre o futuro do planeta e sobre as transformações necessárias no setor público para enfrentar a crise climática.
O conteúdo já pode ser acessado on-line e está aberto à leitura, ao compartilhamento e à participação ativa nessa construção coletiva do conhecimento.
