Graduação em Administração Pública da FJP fica em primeiro lugar entre 65 cursos da área no Enade 2022

Pela quarta vez, curso da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG/FJP) chega ao topo da lista na avaliação do Ministério da Educação/Inep

curso de graduação em administração pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG), da Fundação João Pinheiro (FJP), alcançou o primeiro lugar entre os 65 cursos de administração pública de todo o Brasil avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Realizado pelo Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o exame avalia o rendimento de alunos de cursos superiores de todo o país a cada três anos.

Esta é a quarta avaliação do Enade em que o curso da Escola de Governo da FJP é classificado em primeiro lugar no ranking de cursos de graduação em administração pública. Em 2006, quando ainda não havia diferenciação entre os cursos de administração participantes, o Csap obteve o primeiro lugar geral da área; em 2015 e 2018, alcançou o topo da lista entre os cursos de administração pública. Na avaliação referente a 2022, participaram 79 estudantes da EG/FJP. 

Somente da região Sudeste foram habilitados 21 cursos para a avaliação (32,3% do total nacional). Destes, 18 são ministrados por instituições públicas e três por particulares, sendo 12 presenciais e nove a distância. Além da Escola de Governo da FJP, que foi classificada em primeiro lugar, apenas outros três cursos de administração pública ministrados por instituições do Sudeste receberam o conceito máximo (5).

Csap – Segunda etapa de um concurso público anual, o curso de administração pública da FJP é uma experiência única no Brasil por conciliar a formação de nível superior com uma carreira pública. Após formados, os bacharéis são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual. 

Essenciais para o aprimoramento da gestão pública em Minas Gerais, esses profissionais são aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

Enade – Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado anualmente, de modo que cada curso é avaliado a cada três anos. Na edição 2022, foram inscritos, no total, 594.013 cursos de todo o país, de 26 áreas do conhecimento. 

 

Fundação João Pinheiro – Assessoria de Comunicação
www.fjp.mg.gov.br – comunicacao@fjp.mg.gov.br