Fundação João Pinheiro debate rumos da política econômica e do desenvolvimento em Minas Gerais e no Brasil

Imagem: Revista Exame
Foto: Revista Exame

Segunda sessão do Seminário Política Econômica e Desenvolvimento: Desafios Históricos e Perspectivas, evento irá reunir economistas de destaque nacional

Nesta quinta-feira, 9/11, a Fundação João Pinheiro (FJP) irá realizar a segunda sessão do Seminário Política Econômica e Desenvolvimento: desafios históricos e perspectivas. Aberto ao público, o evento está marcado para as 9h, no auditório principal da instituição (alameda das Acácias, 70, São Luís – Pampulha) e também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube

Por ocasião dos 120 anos do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais de 1903, marco inicial da mobilização de agentes públicos e privados em torno das articulações entre política econômica e desenvolvimento, o seminário será aberto com uma palestra do Ph.D. em economia André Lara Resende. Ex-diretor do Banco Central, ex-presidente do BNDES e um dos criadores do Plano Real, Resende é sócio fundador do Instituto de Estudos em Política Econômica da Casa das Garças.

Contexto – Na época do congresso de 1903, Minas Gerais enfrentava transformações profundas devido à crise da economia cafeeira, à transição para o trabalho livre e à necessidade de impulsionar a industrialização e diversificação da economia. Na atualidade, diante de mudanças resultantes da revolução tecnológica e de uma nova transição econômica, a intervenção do Estado é necessária para abordar temas como o financiamento ao desenvolvimento, a criação de sistemas de inovação e o enfrentamento do processo de desindustrialização. Nesse cenário, o seminário visa a proporcionar reflexões fundamentais para se pensar o futuro de Minas Gerais e do Brasil explorando lições do passado para moldar um futuro mais próspero e sustentável.

Programação – Com abertura marcada para as 9h, a palestra de André Lara Resende terá mediação da historiadora da FJP Marta Araújo. Em seguida, a mesa Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento – Minas Gerais e Brasil será mediada pelo pesquisador e professor da FJP Ricardo Carneiro e apresentará as palestras Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável, com a doutora em Administração Pública e Governo Cinthia Bechelaine; Revolução Tecnológica e Sistemas de Inovação, com o professor do Cedeplar/UFMG e doutor em economia Eduardo Albuquerque; e Industrialização e Desindustrialização, com o pós-doutor em economia Mauro Borges Lemos.

Seminário Política Econômica e Desenvolvimento – Desafios Históricos e Perspectivas – 2ª Sessão

9/11/2023, 9h – Fundação João Pinheiro – auditório principal (alameda das Acácias, 70, São Luiz – Pampulha)

Transmissão ao vivo pelo canal da FJP no YouTube

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação