Fundação João Pinheiro divulga resultado preliminar das inscrições para o Concurso Público Seplag/FJP 2025
Lista de candidatos com inscrições deferidas para vagas de ampla concorrência foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais
A lista de inscrições deferidas para prestar o concurso público da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) foi publicada nesta quinta feira, 11/9, no Diário Oficial de Minas Gerais e disponibilizada nos sites da FJP, da Seplag MG e da da Fundação Cefetminas, instituição responsável pela realização do certame.
A seleção acontece em três etapas. A primeira delas é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente, utilizada para a classificação dos candidatos para a fase seguinte, de habilitação de documentos. Como terceira etapa, os candidatos classificados devem concluir o curso de graduação em Administração Pública.
De dedicação exclusiva, o curso é oferecido de forma gratuita e concede aos estudantes uma bolsa de estudos mensal de um salário mínimo. Com duração de quatro anos, a graduação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
Vanguarda – Precursora nesse tipo de concurso público, a EG/FJP se mantém na vanguarda do ensino superior desde sua criação, em 1992, inovando nas abordagens e nos formatos educacionais para o aperfeiçoamento técnico de servidores públicos e demais interessados na área.
“A Escola de Governo da FJP tem uma trajetória de excelência na profissionalização do serviço público e é reconhecida para além das fronteiras de Minas Gerais, sendo referência nos meios acadêmicos nacionais”, observa a diretora geral da EG, Kamila Pagel.
“O curso de graduação em Administração Pública prepara o aluno para compreender e atuar na análise, no planejamento e no aprimoramento das políticas públicas por meio de uma abordagem integrada e moderna das disciplinas, fornecendo instrumentos para uma reflexão aprofundada e permanente sobre a realidade do setor público e para uma atuação mais qualificada nos diferentes campos do contexto governamental”, completa.
Carreira – Após formados, os bacharéis recebem o título de administradores públicos e, cumpridos os demais requisitos legais, são nomeados para os cargos de EPPGG nos diversos órgãos do poder Executivo Estadual. Entre as atribuições desses profissionais estão a formulação, a supervisão e a avaliação de políticas públicas, o planejamento, a administração financeira e orçamentária, a contabilidade, a modernização da gestão, a racionalização de processos, a gestão e tecnologia da informação, os recursos logísticos, materiais e humanos e a administração patrimonial, entre outras.
A remuneração inicial do primeiro grau do nível I do cargo de provimento efetivo da carreira de EPPGG, antes da obtenção da primeira nota da avaliação especial de desempenho, considera a proporção de 70% (setenta por cento) como nota da referida avaliação, sendo composta pelo vencimento básico relativo ao referido grau e nível presente data, ao valor total de R$ 5.226,60 (cinco mil, duzentos e vinte e seis reais e sessenta centavos), conforme Lei Estadual no 13.085/1998 e Lei Estadual no 18.974 de 2010.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
