Programa de Mentoria da FJP auxilia servidores no desenvolvimento da carreira no setor público

Derivada do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), iniciativa atende a egressos da Escola de Governo e dos programas de desenvolvimento oferecidos pela instituição.

Definir objetivos coerentes para o desenvolvimento profissional, criar estratégias para alcançar metas a longo prazo e identificar um propósito focado no desenvolvimento do potencial de cada pessoa. Estes são alguns dos temas trabalhados no Programa de Mentoria iniciado pela Fundação João Pinheiro em 2023 e que, atualmente, atende a 40 servidores do poder Executivo de Minas Gerais e de outros Estados brasileiros. O encerramento desta primeira edição, aconteceu no último dia 28/11 com foco nos participantes de 2024 e em pessoas interessadas em participar como mentoras ou mentoradas em 2025. 

O Programa de Mentoria é oriundo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL/FJP), realizado em parceria com o Transforma Minas, do Governo do Estado, e promoveu diversas atividades e encontros em 2024 com o objetivo de construir o conhecimento prático e dinâmico necessário para pessoas que ocupam posições estratégicas de liderança. No evento do dia 28 serão apresentados os balanços das duas atividades ao longo do ano e as perspectivas para 2025.

Processo de aprendizagem pessoal e de suporte ao desenvolvimento da carreira, a mentoria  utiliza a vivência de profissionais experientes  para o apoio ao planejamento e ao crescimento profissional e pessoal dos mentorados. Nesta primeira edição, o Programa de Mentoria atendeu a egressos da Escola de Governo e participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Gratuito e com duração média de um ano, o Programa de Mentoria conta com diversos mentores que trabalham na administração pública, como secretários, subsecretários e outras lideranças, no setor privado e no terceiro setor. 

Neste modelo de apoio ao desenvolvimento profissional e pessoal, os mentores dedicam seu tempo e compartilham conhecimentos com o objetivo de fornecer orientação, dar exemplos práticos e propor desafios que enriqueçam o modo de pensar e que ativem ao máximo o potencial do mentorado de forma aplicável no presente e no futuro. 

O Programa de Mentoria da FJP atende atualmente a secretários de Estado, subsecretários, superintendentes, diretores, coordenadores e especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), entre outros gestores públicos. “A ideia desse programa tem sido investigada há muito tempo, mas precisou de muita pesquisa para sair do papel”, afirma a gerente de Capacitação e Treinamento da Escola de Governo da FJP, Lara Valadares. “Poder prover mentorias sempre foi um desejo da FJP, então nossa equipe vem se capacitando para a ampliação desse programa, inclusive para outros públicos”, completa.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação

www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br