Programa de Desenvolvimento de Lideranças inicia suas atividades em 2022

As atividades do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) em 2022 tiveram início nesta terça-feira (22/2) na Fundação João Pinheiro (FJP), com palestra sobre resiliência, ministrada pelo tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

Parceria entre a FJP, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Vamos (Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org), o PDL busca desenvolver líderes para atuarem de forma inovadora e estratégica no setor público e tem como público-alvo 54 lideranças do governo, como subsecretários e cargos análogos.

Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto, esse será um ano de grandes desafios. “Ser servidor é um ato de entrega, um ato de se colocar a serviço da população e um exercício que exige muita coragem e resiliência, especialmente no encerramento de ciclos”, destacou.

O governador Romeu Zema enviou um vídeo aos participantes. “Ser um líder não é tarefa fácil, exige muita dedicação e persistência. E um bom líder é aquele capaz de articular ações estratégicas visando a bons resultados, que só aparecem com uma boa equipe”, declarou. “Os avanços ao longo desses três anos de governo só foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido em cada secretaria e órgão que compõe a nossa gestão. Para avançarmos ainda mais, é necessário que cada líder entenda o seu papel e seja resiliente”, afirmou Zema.

O evento contou também com uma rodada de World Café, metodologia de interação entre os participantes através do diálogo, da troca e do desenvolvimento de rede. O objetivo da aplicação do método no encontro de abertura foi elaborar os grandes desafios que deverão ser trabalhados nos próximos encontros, no âmbito do PDL, ao longo do ano.

Os participantes do PDL formam a Rede de Líderes Estratégicos do Governo, que se reúne trimestralmente para debater desafios e soluções para a gestão pública estadual.