FJP reúne especialistas em evento sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas

 Seminário é parte da Semana Latino-Americana de Avaliação gLOCAL 

Dar visibilidade e proporcionar a troca de informações e experiências de Monitoramento e Avaliação (M&A) nos setores governamental, privado e das organizações sociais. Com essa proposta, a Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o CLEAR, a Herkenhoff & Prates (H&P) e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), irá realizar no dia 6 de junho, no campus Brasil da instituição (Av. Brasil, 674, Santa Efigênia) o seminário FJPx: Os Desafios do Monitoramento e Avaliação na Gestão Pública

O evento compõe a Semana Latino-Americana de Avaliação (Eval week), iniciativa que reúne, desde 2015, o setor público, a sociedade civil e a comunidade acadêmica para a organização de diferentes atividades relacionadas ao tema M&A, especialmente de programas públicos. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas separadamente para as programações da manhã (8h30 às 12h30 – 200 vagas) e da tarde (14h30 às 17h30 – 60 vagas) no endereço is.gd/dialogostransversais

Inovação – Com os objetivos de reiterar a importância do Monitoramento e Avaliação para uma gestão governamental mais efetiva e capaz de gerar valor público, de promover a cultura da tomada de decisão baseada em evidências e de fortalecer as redes de M&A nacionais e regionais, o evento receberá representantes de peso da área para apresentar casos e discutir os desafios de institucionalizar a prática de acompanhamento contínuo das políticas públicas. 

Em formato inovador, a programação da manhã do FJPx será inspirada nos formatos de evento TEDx – Ideias que merecem ser compartilhadas.Assim, por meio de apresentações rápidas (15 minutos) e dinâmicas, os palestrantes da parte da manhã irão compartilhar suas experiências e estimular o público a refletir e debater sobre as temáticas apresentadas. 

À tarde, o encontro será dedicado àqueles que já atuam na área ou a quem quer conhecer mais a fundo as experiências brasileiras de M&A. No formato Wolrd Café, os participantes poderão ouvir, perguntar e discutir as práticas apresentadas e, juntos, os grupos criarão uma síntese de todo o conteúdo discutido.

Programação

FJPx: Os Desafios do Monitoramento e Avaliação na Gestão Pública 

8h30 às 9h30 – Café de boas-vindas

9h30 às 10h – Abertura

10h às 10h45 – Palestra de abertura: A centralidade de um sistema de monitoramento e avaliação para uma gestão criadora de valor público – Pedro Olinto (BIRD/Banco Mundial)

10h45 às 12h30 – Apresentações (Moderação: Marcos Assis – FJP)

10h45 às 11h – Por que o monitoramento e avaliação de políticas é um eixo estratégico para a gestão pública? – Rômulo Paes (Fiocruz)

11h às 11h15 – A revolução digital tornará os processos de Monitoramento e Avaliação supérfluos? – Francisco Gaetani (FGV/RJ)

11h15 às 11h30 – Como as avaliações podem produzir mudanças e impactos na sociedade? – Lycia Lima (CLEAR/FGV/SP)

11h30 às 11h45 – Como superar os desafios na comunicação de resultados das avaliações? – Clarice Mendonça (H&P)

11h45 às 12h30 – Debate

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h – Credenciamento para o World Café

14h30 às 16h30 – World Café

ü  A prática de monitoramento e avaliação no setor público: o caso de Minas Gerais – Cinthia Bechelaine (FGV/SP)

ü  A institucionalização do sistema de monitoramento e avaliação no estado do Espírito Santo – Andrezza Rosalém (OPE Sociais)

ü  Desafios para institucionalização das politicas públicas baseadas em evidências – Lycia Lima (CLEAR)

ü  A institucionalização do monitoramento e avaliação no setor público: o que sabemos sobre isso – Rômulo Paes (Fiocruz)

16h30 às 17h30 – Síntese e encerramento