LAB.mg e LANP discutem uso das ciências comportamentais no setor público

Laboratório de Inovação do Governo de Minas e Liga Acadêmica da UFV promovem webinar

No próximo dia 27 de janeiro, às 15h, o Laboratório de Inovação LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP),  em parceria com a Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno de Economia e Comportamento (LANP), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza o Webinar Insights comportamentais no Setor Público: potencialidades e boas práticas.

A iniciativa ocorre em um momento em que a aplicação de insights comportamentais tem se fortalecido enquanto tendência mundial nas discussões sobre inovação na gestão pública, refletindo em resultados expressivos nas ações governamentais. Um exemplo recorrente disso é a utilização dos chamados nudges – em português “empurrões” – que remete à prática de influenciar escolhas, modificando a maneira pela qual as opções são apresentadas às pessoas para obter alterações em seus comportamentos e atitudes. Essas mudanças, geralmente de baixo custo, tendem a gerar impactos positivos no dia a dia dos cidadãos e das coletividades.

Para o coordenador do LAB.mg pela FJP, Vítor Diniz, um dos principais objetivos do webinar é desmistificar a temática e mostrar como os insights comportamentais podem ser aplicados na prática. “Serão apresentados desde conceitos básicos dentro do tema como funcionamento mental e arquitetura de escolhas até cases e ferramentas práticas de aplicação em políticas públicas”, explica.

E para discutir as potencialidades do tema para a administração pública, o LAB.mg e a LANP convidaram dois importantes expoentes do tema no Brasil: Vera Rita Ferreira, doutora em psicologia social pela PUC-SP, consultora, palestrante e professora do Vértice Psi – Instituto de Psicologia Econômica e Ciências Comportamentais; e Antônio Claret, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Psicologia Social pela UFRJ, doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e membro da Coordenação-Geral de Pós-Graduação da Escola nacional de Administração Pública (Enap).

Webinar Insights comportamentais no Setor Público: potencialidades e boas práticas

Dia: das 27/1/21 às 15h

Inscrições: http://bit.ly/insightscomportamentais

E, acompanhe ao vivo, também, pelo canal da FJP no YouTube: is.gd/YouTubeFJP