FJP lança nova Matriz Insumo-Produto com foco na estrutura produtiva de Minas Gerais
Evento conta com a participação de especialistas da FJP, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Secretaria de Estado da Fazenda
A Fundação João Pinheiro (FJP) lança, no dia 4 de dezembro, a Matriz Insumo-Produto (MIP) referente ao ano de 2021, instrumento fundamental para a análise das relações econômicas entre os setores produtivos de Minas Gerais. O evento será realizado das 10h às 12h, no Auditório Jussara Seixas, na sede da instituição, em Belo Horizonte.
Com base em metodologias consolidadas e dados atualizados, a nova edição da MIP permitirá mensurar de forma mais precisa o impacto setorial da economia mineira, apoiando a tomada de decisão de gestores públicos, pesquisadores, investidores e agentes econômicos. Os resultados trazem subsídios essenciais para o planejamento de políticas públicas, avaliação de cadeias produtivas e projeções de desenvolvimento regional.
A programação inclui duas palestras com especialistas da FJP e convidados do BDMG e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), como o auditor da Receita Estadual, Rodrigo Beato, que abordará a importância da MIP para a avaliação de políticas tributárias e fiscais, e o economista-chefe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Izak Silva, que discutirá a utilização da MIP para avaliação das políticas do Banco.
A iniciativa reforça o papel da Fundação João Pinheiro como referência na produção de conhecimento aplicado e na disponibilização de informações estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
