Sedese-MG divulga boletim especial em celebração ao mês do trabalhador

120 anos do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de 1903 é tema de discussão histórica e reflexão sobre os destinos de Minas Gerais

No início do século XX, a agenda do desenvolvimento mineiro foi objeto de um amplo diagnóstico e da construção de propostas no âmbito do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial. Iniciativa sem similar e pioneira no Brasil, o evento permanece relevante pela multiplicidade de análises e propostas apresentadas por intelectuais, agentes públicos e representantes das classes produtoras. Com o objetivo de refletir criticamente sobre a trajetória de desenvolvimento mineira e trazer para os dias de hoje as questões que limitam o crescimento do estado, a Fundação João Pinheiro reúne, na terça-feira, 23/5, especialistas de renome nos campos da economia e da história para a primeira sessão do Seminário Política econômica e desenvolvimento: desafios históricos e perspectivas para Minas Gerais

A proposta é promover uma discussão sob uma perspectiva contemporânea e atenta aos fatores de inclusão social, progresso econômico e sustentabilidade. Programado para as 9h, o seminário acontece na sede da FJP (alameda das Acácias, 70, São Luís – Pampulha), é gratuito e aberto ao público.

A palestra de abertura será ministrada pelo economista e intelectual João Antonio de Paula, doutor em história econômica pela USP e professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar da UFMG. Na sequência, a mesa da manhã terá apresentações do economista da UFOP Daniel do Val Cosentino e da historiadora da FJP Maria Marta Araújo, com mediação do também economista e professor da FJP, Alexandre Queiroz.

A partir das 14h, a mesa programada para a tarde contará com apresentações da doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRJ, Luiza Borges Dulci, e dos historiadores da UFMG, Tarcísio Rodrigues Botelho e Marcelo Magalhães Godoy, com mediação do economista e professor da FJP, Raimundo de Sousa Leal. 

Publicações – Em um esforço inédito, a Fundação João Pinheiro está organizando, por meio da Coleção Mineiriana, uma obra que reúne toda a documentação produzida no âmbito do Congresso de 1903, material de inestimável valor para os estudiosos e interessados na história econômica e política de Minas Gerais.

Enquanto essa coletânea está em preparação, uma outra obra da Coleção Mineiriana será lançada durante o seminário do dia 23: Memória Política de Minas Gerais – João Pinheiro da Silva e a República, livro que resgata a trajetória de um dos personagens mais relevantes da história republicana mineira, o qual, inclusive, presidiu o congresso de 1903. 

Organizada pela historiadora Maria Marta Araújo, a obra é composta por documentos de sua autoria e fontes históricas do período entre 1888 a 1908, anos cruciais da formação do regime republicano no Brasil. O livro está disponível para download gratuito no site da FJP.

Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais – Realizado entre 13 e 19/5/1903, na recém-inaugurada Capital Belo Horizonte, este evento contou com um público de quase 300 pessoas, delegados da lavoura e do comércio da maioria dos municípios existentes à época e de industriais de relevância no estado.

Em meio às divergências no cenário político mineiro, que vinham desde a implantação da República, o congresso marcou o início da condução de uma nova política econômica. Protecionista em certos aspectos, essa nova política não deixou de estar atenta aos problemas sociais advindos do processo nada inclusivo da abolição da escravidão e às necessidade do investimento público e privado na formação técnica e profissional, no apoio à pequena produção, agrícola e industrial e na diversificação da economia mineira no contexto da crise do café.

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro
comunicacao@fjp.mg.gov.br | (31) 98433-2222