Extensão

A Escola de Governo para além do campus: essa é a visão da extensão universitária, relacionada à troca de saberes e à relação transformadora entre a Escola de Governo e outros setores da sociedade.

Na EG, a extensão universitária é uma importante contribuição para a formação cidadã, acadêmica e profissional dos alunos. Trata-se de um pilar para oportunizar aprendizados sobre a administração pública e a complexidade social. A extensão contribui para colocar em prática o aprendizado e ainda para uma formação contextualizada por meio das vivências e do cotidiano.

Prinagem
Consultoria Junior
Cursinho Educar
Fica Ativo! Cidadania
Fica Ativo! Repensar
Laboratório de Políticas Públicas
Sociedade de Debates
Teatro
Observatório das Desigualdades
Boletins Informativos
  • O compromisso da extensão é com a comunidade.

A extensão é um serviço, principalmente, às comunidades mais vulneráveis. É devolver um pouco à sociedade do muito que ela investe na formação de um EPPGG. Mais do que cumprir horas de projetos sociais, o encargo da extensão é desenvolver atividades em função das demandas da população local.

  • O valor da extensão está nos encontros e nas trocas.

A extensão tem seu valor ao permitir o encontro dos estudantes com a comunidade no território. E a partir desses encontros suscitar as trocas de saberes e experiências. As realidades sociais são complexas e difíceis de serem alteradas. Aos projetos de extensão cabe a tarefa de suscitar a reflexão de todos os envolvidos sobre elas.

  • Na extensão, tudo é um aprendizado.

Diferentemente dos conteúdos estruturados da sala de aula, os aprendizados da extensão vão desde o trabalho em equipe, a necessidade de improvisação na condução dos encontros, as conversas com as pessoas da comunidade às eventualidades um planejamento que não sai como esperado.  E ainda tem espaço para perceber a complexidade dos problemas públicos, e aplicar os conceitos teóricos de sala de aula.

  • A extensão traz sentido ao conhecimento e à formação de EPPGG.

A extensão oportuniza aos futuros servidores públicos o desenvolvimento de competências cidadãs, que para além de bons técnicos, usem o conhecimento para gerar bem estar e melhoria nas condições de vida de todos.