Laboratório de Políticas Públicas

O Laboratório de Políticas Públicas se propõe a ser um espaço em que alunos, professores e pesquisadores da Fundação João Pinheiro realizam estudo, análise e apoio às políticas públicas bem como proposição de ajustes e inovações.

Acredita-se que a extensão universitária precisa pode contribuir para a eficácia, eficiência, efetividade e sustentabilidade das políticas públicas. Isso porque os estudantes poderão confrontar os conhecimentos adquiridos em seu processo de formação, com a engrenagem das políticas públicas produzidas em diversas arenas do poder executivo seja ele federal, estadual e/ou municipal.  Ao mesmo tempo, eles terão a oportunidade de contribuir para sua melhoria e propor inovações.

O Laboratório de políticas públicas apresenta-se em duas frentes:

Observatório de políticas públicas

Espaço do Laboratório destinado a pesquisa e discussão sobre políticas públicas, a fim de promover o estudo aprofundado e o debate qualificado dos graduandos acerca de temas pre-definidos entre professores orientadores e estudantes. Desenvolvido em grupos temáticos sob orientação de professores/pesquisadores da Fundação João Pinheiro, o projeto também estimula a elaboração de produtos que apresentem à sociedade os resultados encontrados a partir do estudo da política pública escolhida.

Alguns produtos possíveis: artigos acadêmicos, cartilhas, ciclo de palestras, site, jornal gráfico, blog ou página na internet.

Experimentação em políticas públicas

Espaço do Laboratório realizado por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver diagnósticos, propostas de melhorias, atividades relacionadas às políticas públicas.

Como exemplos de parceiros, cita-se a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, com a qual estruturou-se o 1º Prêmio Empresa Inclusiva. E ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte para o desenvolvimento do Diagnóstico da política de abastecimento, por meio da coletas de percepções de beneficiários e permissionários dos sacolões Abastecer.