Master class do curso Best Things First: Benefit-Cost Analysis in Practice reúne servidores públicos de todo o país
Aula foi ministrada pelo cientista político e estatístico Bjorn Lomborg, do Copenhagen Consesus Center
O Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP), realizou, na manhã desta segunda-feira, 2/2, a Master Class Why do we need to prioritize? no auditório JK da Cidade Administrativa. A aula abriu o curso Best Things First: Benefit -Cost Analysis in Practice, que acontece até sexta-feira, 6/2, na sede da instituição. Mais de 150 servidores públicos de Minas Gerais, da União, de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, além de representantes do Poder Judiciário e do Terceiro Setor, participaram da aula de abertura ministrada pelo cientista político e estatístico Bjorn Lomborg.
Programa intensivo voltado para a formação de gestores públicos, pesquisadores e tomadores de decisão, a iniciativa é realizada em parceria com o Copenhagen Consensus Center, organização internacional especializada em análise custo-benefício para definição de prioridades em políticas públicas.
Durante a abertura, a Presidente da FJP, Luciana Lopes, relembrou o início da parceria. “No ano passado o Governo de Minas fechou uma parceria com o Copenhagen Consensus Center para fazer a avaliação do custo-benefício de alguns programas aqui do estado e a Fundação João Pinheiro, como liderança técnica de Avaliação no estado, acompanhou esse processo de perto”, contou. “Nossas equipes interagiram muito bem e surgiu a ideia de fazer um curso intensivo de análise custo-benefício que fosse aberto para servidores e tomadores de decisão de todo o Brasil”, completou.
Com 80 vagas, o curso é ministrado por professores da Dinamarca, Suécia, Índia, Alemanha e Gana. “A gente decidiu fazer essa aula de abertura aqui na Cidade Administrativa para dar oportunidade a outros servidores, que não estão participando do curso, de ter acesso à palestra inaugural”, explicou Luciana Lopes.
Com carga horária de 30 horas, distribuídas ao longo de uma semana entre atividades práticas, estudos de caso e oficinas, as aulas são presenciais, em inglês, com apoio de facilitadores.
Histórico – A FJP atua como centro de excelência na produção de conhecimento aplicado e no fortalecimento da capacidade institucional do Estado desde 1969. A instituição também coordena o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Sapp-MG), criado em 2021 e reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento.
Parceiro do curso, o Copenhagen Consensus Center é reconhecido mundialmente por sua atuação na priorização de políticas públicas com base em evidências econômicas. Fundado em 2006, o centro trabalha com centenas de economistas premiados, incluindo laureados com o Prêmio Nobel. Seus estudos orientam governos ao redor do mundo sobre como maximizar retornos sociais, econômicos e ambientais.
Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro
