Araçuaí, Mutum e Itabirito são selecionados para a 19ª edição do Prinagem

Municípios receberão equipes da FJP para trabalho presencial em janeiro de 2026

Os municípios de Araçuaí, no Norte de Minas, Mutum, no Vale do Rio Doce, e Itabirito, na região Central do estado, foram selecionados para participar da 19ª edição do Programa de Inovação e Aprimoramento da Gestão Municipal (Prinagem), iniciativa promovida pela Fundação João Pinheiro (FJP) para apoiar administrações públicas na qualificação de processos de gestão e no desenvolvimento de soluções práticas para desafios municipais.

A fase externa do 19ª Prinagem será realizada entre 12 e 30 de janeiro, em formato exclusivamente presencial, diretamente nos municípios selecionados. Durante três semanas de atividades ininterruptas, estudantes, tutores e equipes técnicas atuarão na construção de diagnósticos, na definição de prioridades e na elaboração de um Plano de Ação para aprimoramento da gestão pública local.

Prinagem nos municípios

Estudantes, professores da FJP e equipes das prefeituras desenvolvem uma série de ações práticas voltadas ao diagnóstico e à melhoria da administração pública local. A imersão de três semanas nos municípios envolve análise de dados, visitas técnicas, reuniões e elaboração de propostas para modernização da gestão.

A diretora da Escola de Governo (EG) da FJP, Kamila Pagel, detalha que o “Prinagem é um programa muito estratégico, porque fortalece as capacidades estatais dos municípios. Nossos alunos contam com todo o suporte dos professores, de forma bastante colaborativa e compartilhada”.

 O processo envolve reuniões frequentes com gestores e servidores, oficinas técnicas, visitas às unidades da prefeitura e discussões orientadas por professores da Fundação João Pinheiro. O ciclo se encerra com a apresentação oficial do Plano de Ação, documento que consolida soluções e recomendações para aprimorar a gestão pública municipal.

Kamila ainda explica que “por outro lado, os municípios passam a contribuir com a formação dos futuros servidores do Estado, permitindo que eles tenham contato direto com a aplicação de políticas públicas na prática”. 

Com a seleção para o programa, Araçuaí, Mutum e Itabirito passam a integrar mais uma edição do Programa, fortalecendo a agenda de modernização administrativa e ampliando sua capacidade de formular políticas públicas eficientes e alinhadas às necessidades da população.