Pesquisa da Fundação João Pinheiro é premiada nacionalmente por inovação e excelência

A egressa do curso de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP) Anna Clara Mattos e a pesquisadora Flávia Brasil conquistaram importantes premiações nacionais com o trabalho que analisa o lugar das mulheres no planejamento urbano de Belo Horizonte. 

O artigo ‘Viés de gênero no planejamento urbano ou invisibilidades e apagamento? Uma análise do programa Centro de Todo Mundo de Belo Horizonte’, apresentado no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), realizado em Aracaju (SE), recebeu o prêmio de Artigo Inovador da Divisão de Administração Pública. O artigo foi escrito pela egressa do CSAP Anna Clara Mattos em coautoria com a professora da Fundação João Pinheiro Flávia Brasil.

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Anna Clara, intitulado “Sob os olhos das mulheres – gênero e planejamento urbano no hipercentro de Belo Horizonte”, orientado pela professora Flávia Brasil, conquistou o Prêmio Augusto Tavares de Melhor TCC durante o Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), realizado em Porto Alegre (RS).

A professora Flávia Brasil destaca que as premiações reconhecem a relevância de uma abordagem inovadora e comprometida com as questões de gênero nas políticas públicas urbanas.

“No trabalho que foi premiado como o artigo mais inovador da divisão de Administração Pública da ANPAD, o estudo apresentado – que é um recorte do TCC – chega à conclusão de que as mulheres são invisibilizadas pelo programa “Centro de Todo Mundo”, pois elas, suas perspectivas e demandas não são consideradas”, explica.

Segundo Flávia, o artigo se destaca por unir teoria feminista e planejamento urbano sob uma perspectiva metodológica inovadora. “Esse recorte analisa o olhar das mulheres no planejamento urbano, com base na teoria feminista e nas intervenções realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. É inovador tanto pela integração entre gênero e políticas públicas quanto pela metodologia, que enquadra o planejamento urbano sob o ponto de vista das mulheres”, pontua.

A pesquisadora também ressalta o significado institucional das conquistas: “A Escola de Governo da Fundação João Pinheiro sempre foi uma referência proeminente no Campo de Públicas. Essas premiações reconhecem a qualidade da nossa formação e a capacidade acadêmica dos nossos discentes”, afirmou.

Para Anna Clara Mattos, o reconhecimento é simbólico e político. Segundo explica, “esse é um reconhecimento importante por destacar o ponto de vista da sociedade civil, dos movimentos sociais e da população sobre as políticas públicas, trazendo o olhar feminista para o centro das discussões. Por outro, é também um reconhecimento da qualidade da instituição, que tem sido destacada nacionalmente pela excelência da formação que oferece”, afirma.

As conquistas reforçam a posição da Fundação João Pinheiro como referência nacional na formação de especialistas e pesquisadores comprometidos com a inovação e a transformação das políticas públicas no Brasil.