Lideranças do Governo de Minas participam de nova fase de desenvolvimento em 2024

Parte do Transforma Minas, Programa de Desenvolvimento de Lideranças é realizado desde 2019 com subsecretários e, desde 2023, com superintendentes do Governo de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e a Fundação João Pinheiro (FJP) realizaram, em 20/3, a abertura das atividades de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), voltado para subsecretários e superintendentes do Estado. O evento contou com a participação do governador Romeu Zema e da secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto.

Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL teve início em 2019, tendo como público-alvo os subsecretários de Estado e, em 2023, foi ampliado, incluindo também superintendentes. O objetivo do programa é desenvolver líderes para atuar de forma inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados.

Presente em todos os eventos de abertura e encerramento dos ciclos do PDL, o governador Romeu Zema reforçou a importância de se qualificar continuamente os profissionais do Estado. “Estou aqui, mais uma vez, porque eu acredito firmemente em preparação, em se antecipar aos problemas, isso faz toda a diferença. Quanto mais preparados nós estivermos, menos nós vamos ‘sangrar’ no dia a dia”, afirmou.

Durante sua fala de abertura, Zema também estimulou os participantes do PDL, a dizerem o que pode ajudar a melhorar o desempenho das equipes. Reconhecimento, comunicação clara, proximidade e união foram algumas das respostas. “Uma gestão ruim vai causando uma progressiva involução ao longo do tempo. O pior chefe é aquele que fica trancado em sua sala, distante de sua equipe. Recomendo sempre procurar ver quem se empenhou, quem se destacou. Sempre que você reconhece o trabalho de alguém, você mostra que tem gente comprometida, que faz acontecer”, comentou.

Também presente na abertura das atividades do PDL de 2024, a secretária de Planejamento e Gestão Luísa Barreto ressaltou a relevância do programa para a gestão em Minas Gerais. “Esses momentos são muito importantes para a formação de vocês, para o governo e, principalmente, para a sociedade, porque quando a gente está bem-preparado, a gente consegue entregar mais resultados à sociedade”, ponderou.

O PDL é estruturado em atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, o engajamento e a comunicação. Ao longo do programa, os participantes terão acesso a uma diversidade de conteúdo sobre gestão e liderança inovadora, com professores altamente qualificados e experientes. Além disso, com metodologia de ensino que fomenta a teoria a partir da observância prática, os participantes terão oportunidade de receber mentorias e trabalhar temas específicos que desafiam a administração pública.

Em 2024, o programa terá a participação de cerca de 125 lideranças, entre subsecretários, superintendentes e lideranças regionais, cujo programa será iniciado nos próximos meses. O evento de abertura das atividades teve o objetivo de fortalecer a conexão entre estes profissionais, refletir sobre o tema engajamento de líderes e equipes e iniciar ações específicas de desenvolvimento. “É uma alegria ver que esse programa criado em 2019 está se expandindo. Nosso objetivo é que o PDL, de fato, faça sentido e que agregue conhecimento a vocês”, afirmou a presidente em exercício da Fundação João Pinheiro, Mônica Bernardi. “Não tenho dúvidas de que um grande diferencial do PDL, do Transforma Minas é a presença constante do governador Romeu Zema e da secretária Luísa Barreto. Acho que Minas é o único estado em que isso acontece”, completou.

Transforma Minas – Coordenado pela Seplag-MG, o Transforma Minas consolidou-se como uma das principais políticas do Governo do Estado na área de gestão de pessoas. Por meio do programa, mais de 450 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários, superintendentes, diretores e outros cargos de diversos órgãos e instituições.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação

www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br