Seminário apresenta estudos sobre os impactos da pandemia no Brasil a partir da Agenda 2030 da ONU
Pesquisadores, gestores públicos e especialistas vão expor estudos e reflexões sobre os efeitos da pandemia em setores críticos como educação, saúde e trabalho
Realizado pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, o seminário – online e gratuito – acontece nos dias 12 e 13 de agosto, com certificado para os participantes
Confira a programação completa e faça a inscrição em bit.ly/IXRBMA
São Paulo, agosto de 2020 – Nos dias 12 e 13 de agosto a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) realizará seu IX Seminário Nacional. A edição deste ano, 100% online, foi organizada em torno da indagação: A pandemia e o alcance dos ODS no Brasil: onde estamos?. O encontro reunirá pesquisadores, gestores públicos e especialistas que desenvolveram estudos e reflexões sobre os impactos nacionais da pandemia do novo coronavírus no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual mais de 190 nações são signatárias, incluindo o Brasil.
Serão apresentados resultados de estudos nos setores de educação, saúde e trabalho. Para participar, interessados devem fazer a inscrição e conferir a programação completa em bit.ly/IXRBMA. O evento vai ser transmitido por meio da plataforma Zoom, certificará os participantes com mais de 70% de participação, e também será transmitido pelo canal da RBMA no YouTube, em www.youtube.com/user/redbrame.
A iniciativa é apoiada pelos seguintes parceiros: Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Fundação João Pinheiro e Hekenhoff&Prates. Esta edição, conta ainda com a participação especial da Eval4Action Campaign, que promove a relevância das práticas de avaliação e monitoramento para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A realização do seminário é da RBMA, que foi fundada em 2008 com o propósito de promover diálogos entre os diversos atores do campo de monitoramento e avaliação, estimulando teorias e práticas cada vez mais relevantes para a sociedade brasileira.
Análises e perspectivas do cenário brasileiro
Participam dos painéis pesquisadores e representantes de instituições de referência, além de gestores públicos. As “mesas” de debate apresentam novos sistemas de indicadores sociais utilizados e desenvolvidos durante a pandemia e voltados para as análises científica e de gestão púbica, interpretando as ações brasileiras de enfrentamento ao novo coronavírus. O público poderá participar com dúvidas e perguntas.
As sessões do seminário têm como ponto de partida os efeitos da pandemia do novo coronavírus no cumprimento da Agenda 2030 no Brasil, apresentada em 2015 pela ONU. O documento, apoiado por mais de 190 países, reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como plano de ação para os avanços econômicos, sociais e ambientais.
Confira abaixo programação do evento
12.08
17h – 18h30
- Abertura: informes gerais da Rede Brasileira de M&A – Carolina Imura, Fátima Ferreira e Márcia Joppert
- Apresentação: A importância do ecossistema de avaliação para o cumprimento da Agenda 2030. O papel da Eval4Action e da EvalYouth | Khalil Bitar, especialista palestino em monitoramento e avaliação radicado na Alemanha. A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea disponível.
- Palestra: O impacto da pandemia e o alcance dos ODS no Brasil | Rômulo Paes (Fiocruz)
Sessão de perguntas e respostas
13.08 | MANHÃ
Estudos e Pesquisas sobre os efeitos da pandemia e os ODS
- 10h – 10h30: A expansão da Covid-19 no G100: reflexões sobre a capacidade de resposta dos municípios mais endividados do Brasil – Rosana Boullosa (Departamento de Gestão em Políticas Públicas da Universidade de Brasília)
- 10h30 – 11h: Diagnósticos e desafios para o cumprimento dos ODS – Enid Rocha (pesquisadora do IPEA)
- 11h – 11h30: Os efeitos da pandemia na saúde no Brasil – Oswaldo Yoshimi Tanaka (diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP)
- 11h30 – 12h: Perguntas e Respostas
13.08 | À TARDE
Uso e análise de dados no monitoramento e avaliação de impactos da pandemia sobre ODS
- 14h-14h20 | Caso 1: A Educação não pode esperar – ações para minimizar os impactos negativos à educação em razão das ações de enfrentamento ao novo coronavírus | Ernesto Faria (IEDI – Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional)
- 14h20 – 14h40 | Caso 2: Sistema de Indicadores do Consórcio Nordeste para monitoramento da pandemia | Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro – Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia
- Perguntas e Respostas
15h10 – 15h20: Intervalo
- 15h20 – 15h40: Apresentação de estudo: A vulnerabilidade dos trabalhadores brasileiros na pandemia da Covid-19 | Rogério Barbosa (Pesquisador do Centro de Estudo da Metrópole | CEM – Cepid/Fapesp)
- 15h40 – 16h: O uso de grande volume de dados administrativos para pesquisa e avaliação em saúde: a experiência do Cidacs | Maria Yury Ichihara (Vice-coordenadora geral do Cidacs/FIOCRUZ)
- 16h – 16h20: Cenários relativos à evolução do impacto da pandemia em indicadores educacionais | Joyce Petrus e Juliana Vasconcelos (Herkenhoff&Prates)
- 16h20 – 16h50: Perguntas e Respostas
- 16h50 – 17h: Encerramento
Informações para a imprensa:
Agência Galo
contato@agenciagalo.com
11 98870-1089 – Tales Rocha
11 98526-6213 – Sarah Alves