Campanha educativa distribui um milhão de máscaras em quatro meses

Realizada dentro do plano Minas Consciente, ação teve planejamento estratégico elaborado pela Fundação João Pinheiro

Campanha foi desenvolvida em parceria com diversos órgãos do Governo de Minas e as secretarias municipais de saúde. Foto: Diogo Barros (Prefeitura de Uberaba)

O artigo 196 da Constituição Federal de 1988 diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Cumprindo seu papel, o Governo de Minas Gerais iniciou em abril, dentro do plano Minas Consciente, uma campanha de conscientização e distribuição de máscaras que teve seu planejamento estratégico desenvolvido pela Fundação João Pinheiro, com apoio do Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg). Focada em ações educativas sobre o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos como prevenção à piora dos indicadores de saúde em Minas Gerais, a iniciativa passou por 22 munícipios de diferentes regiões do estado, contabilizando um milhão de máscaras distribuídas em quatro meses.

Voltada para municípios que apresentaram alguma inversão do comportamento dos índices de casos de covid-19 mesmo com parte dos habitantes vacinados, a campanha ofereceu à população máscaras produzidas por detentos de unidades prisionais de todo o estado. Os itens foram distribuídos em ações conjuntas realizadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, e Secretarias Municipais de Saúde nos pontos de maior circulação nas cidades em turnos e dias alternados.

Segundo o secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, Minas Gerais tem características próprias de regionalização que impõem desafios específicos para qualquer esforço de gestão pública, inclusive no contexto da pandemia da covid-19, que exigiu dedicação de todos os órgãos do Estado. “O Governo do Estado se desdobrou para atender a todas as regiões de acordo com a necessidade e especificidade de cada território, sempre com a preocupação de envolver todas as suas unidades que pudessem, de alguma forma, contribuir para esse trabalho”, explica. “A parceria da Fundação João Pinheiro com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde permitiu mobilizar atores já tradicionais no esforço de contenção da pandemia, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Justiça, em uma campanha de promoção da saúde, da conscientização dos moradores dos municípios e regiões”, completa.

Helger Marra, presidente da FJP, também comemora o sucesso da campanha. “Essa ação educativa foi mais um esforço para alertar os mineiros sobre a importância de, mesmo vacinados, manterem hábitos de prevenção contra a covid-19. A máscara, o distanciamento e a higienização das mãos, por exemplo, ainda são importantíssimos no nosso dia a dia”, afirma. “A FJP, com sua expertise em produzir conhecimento e pesquisas que apoiam a elaboração de políticas públicas, empenhou-se para desenhar essa campanha para que chegasse da forma mais assertiva ao cidadão”, conclui.

Ação conjunta – Além da Fundação João Pinheiro, participaram da campanha a Secretaria-Geral do Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Penal, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Empresa Mineira de Comunicação e as secretarias municipais de Saúde.

“Nós, da Secretaria de Saúde, agradecemos essa iniciativa, pois foi essencial no esforço de contenção do avanço do coronavírus no Estado. Temos certeza de que hoje vivemos uma realidade mais tranquila devido à parceria de todos os órgãos envolvidos”, afirma o secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos.