Fundação João Pinheiro e Seplag realizam 2º Ciclo de Assessoramento à Elaboração do PPAG

Fundação João Pinheiro (FJP) e a Diretoria Central de Planejamento, Programação e Normas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vão realizar, nos dias 4, 6 e 11 de agosto, o 2º Ciclo de Assessoramento à Elaboração do PPAG – Plano Plurianual de Gestão Governamental.

A iniciativa, que oferece a gestores das Superintendências de Planejamento, Gestão e Finanças e das Diretorias de Planejamento e Orçamento, assessores estratégicos e gestores de Programas e/ou Ações uma série de aulas abertas e oficinas, tem o objetivo de apresentar conteúdos e ferramentas para qualificar o processo de revisão de programas e ações do PPAG 2020-2023. O treinamento, que teve sua primeira edição realizada presencialmente em 2019, será realizado por meio da plataforma Zoom.

Nesse 2º Ciclo serão abordados o ciclo de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão do PPAG; os fundamentos da formulação de políticas públicas; a construção do mapa de Processos e Resultados (MaPR) e o uso de indicadores no dia a dia do trabalho. Os temas serão trabalhados em dois formatos: momentos de reflexão, que são aulas abertas expositivas e ilustrativas, e momentos de ação, em que os participantes vão realizar exercícios com a equipe interna de seu órgão.