Oficina 1

Qual o plano? Dinâmicas e visões sobre a elaboração de planos de governo em eleições no Brasil

Professora:
Laura Angélica Moreira Silva
(FJP)

14/03, 21/03, 25/03, 04/04 e 11/04
Presencial – 17h às 19h – 10 horas/aula

Trilha: Democracia, Estado e Instituições

Carga horária10 horas

Modalidade: Profissional – Presencial – FJP Pampulha

Ementa: A importância de um plano de governo e a Lei 9.504/97 que regula as eleições. Qual o valor prático do documento entregue ao TSE. A elaboração de um Plano de Governo: reconhecimento de espaços territoriais (plano de governo para um município, para um estado e para a União). Reconhecimento do candidato (prefeito, governador e presidente) e plataforma política (rede de partidos coligados e rede de atores). A evolução da produção de um plano: lista de ideias a business plan. Composição de dados quantitativos para um plano de governo. Composição de análises qualitativas para um plano de governo. O uso da plataforma <divulgacandcontas> do Tribunal Superior Eleitoral.

Convidados: Graziella Testa (Professora FGV), Maria Tereza Moraes (Secretária de Educação de Ourinhos-SP), Eugênio Zuliani (Foi vereador, prefeito e deputado federal)

Investimento: R$ 260,03 (duzentos e sessenta e três centavos)

Gratuito para:

• Estudantes do Csap ou Cmap, Estudantes do Csap, dos cursos de Especialização e do Mestrado da Escola de Governo
  • Estudantes de cursos universitários e/ou gestores públicos, mediante envio de carta de interesse (1 página) e currículo para o e-mail: csap@fjp.mg.gov.br