PROJETO TRILHAS DE FUTURO - EDUCADORES

Trilhas de Futuro – Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que oferta aos servidores e outros profissionais da Secretaria de Estado de Educação, gratuitamente, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EaD.

A FJP, referência nacional em conhecimento e pesquisa, foi credenciada e oferece 10 cursos de capacitação totalmente gratuitos. Por meio da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, o aluno terá a oportunidade de estudar com professores altamente gabaritados e com expertise acadêmica e profissional, atuantes no setor público, conhecendo de perto às realidades e demandas da administração estadual.

Os cursos ofertados apresentam metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem na modalidade à distância que estimulam o engajamento e a troca de experiências entre os participantes.

1- DIREITO EDUCACIONAL E INSPEÇÃO ESCOLAR

Se propõe a formar um profissional com habilidades e competências múltiplas, que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar, tanto nas instituições de ensino quanto no âmbito das secretarias de educação. A INSPEÇÃO ESCOLAR é uma especialização para profissionais de educação licenciados, capaz de enriquecer sua atuação no desenvolvimento das competências e na implementação das políticas e diretrizes da educação. Objetiva desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

2- DIREITO ADMINISTRATIVO

Propiciar a compreensão dos institutos básicos do Direito Administrativo, apresentando, sob o enfoque jurídico, seus principais aspectos teóricos, práticos e polêmicos no âmbito da Administração Pública.

3- GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO

Proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que lhes faculte o exercício de suas funções, bem como lhes assegure o crescimento profissional.

4- CURRÍCULO E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Capacitar os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para o aprimoramento das metodologias e práticas de ensino e aprendizagem.

5- GESTÃO FINANCEIRA DO SETOR PÚBLICO

6- EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Capacitar os profissionais da educação para responder às demandas pedagógicas para a garantia dos direitos humanos, promoção da cidadania, igualdade e respeito à dignidade humana.

7- EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Capacitar os profissionais da educação para a o ensino e o fomento do empreendedorismo e empreendedorismo social.

8- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, capacitá-los para atuar com planejamento, estruturação e desenvolvimento de práticas pedagógicas com foco em educação ambiental e sustentabilidade.

9- EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Capacitar os professores da educação básica da rede estadual para desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e os princípios educacionais antirracistas para a efetivação de ações voltadas ao cumprimento das Leis nol0.639/2003 e 11645/2008.

10- ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Capacitar os profissionais da educação para a utilização das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.

Novo prazo para matrícula junto à Instituição de Ensino Superior – IES: 06/08/2023;

Documentos a serem providenciados para matrícula:

• Documento de identificação com foto (frente e verso);
  • Diploma de graduação (frente e verso);
  • Comprovante de residência (máximo 90 dias);
  • Comprovante de vínculo estatal (contracheque);
  • Termo de Compromisso (assinado pelo (a) servidor (a)) – Fica arquivado na pasta do servidor.
  • Ficha de Anuência (assinada pela chefia imediata) – Fica arquivada na pasta do servidor.
  • Carta de Recomendação (assinada pela chefia imediata) – É enviada à Instituição de Ensino Superior.

Obs: Toda a documentação deve ser salva e encaminhada à FJP no formato pdf.

Todos os três documentos estão disponíveis na página do resultado da alocaçãohttps://www.trilhaseducadores.mg.gov.br/app/consulta-alocacao

Link do Registro acadêmico da Fundação João Pinheiro: academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo);

E-mail para dúvidas:  duvidas.trilhaseducaores@educacao.mg.gov.br