PROJETO TRILHAS DE FUTURO - EDUCADORES
Trilhas de Futuro – Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que oferta aos servidores e outros profissionais da Secretaria de Estado de Educação, gratuitamente, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EaD.
A FJP, referência nacional em conhecimento e pesquisa, foi credenciada e oferece 10 cursos de capacitação totalmente gratuitos. Por meio da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, o aluno terá a oportunidade de estudar com professores altamente gabaritados e com expertise acadêmica e profissional, atuantes no setor público, conhecendo de perto às realidades e demandas da administração estadual.
Os cursos ofertados apresentam metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem na modalidade à distância que estimulam o engajamento e a troca de experiências entre os participantes.
1- DIREITO EDUCACIONAL E INSPEÇÃO ESCOLAR
Se propõe a formar um profissional com habilidades e competências múltiplas, que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar, tanto nas instituições de ensino quanto no âmbito das secretarias de educação. A INSPEÇÃO ESCOLAR é uma especialização para profissionais de educação licenciados, capaz de enriquecer sua atuação no desenvolvimento das competências e na implementação das políticas e diretrizes da educação. Objetiva desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.
2- DIREITO ADMINISTRATIVO
Propiciar a compreensão dos institutos básicos do Direito Administrativo, apresentando, sob o enfoque jurídico, seus principais aspectos teóricos, práticos e polêmicos no âmbito da Administração Pública.
3- GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO
Proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que lhes faculte o exercício de suas funções, bem como lhes assegure o crescimento profissional.
4- CURRÍCULO E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Capacitar os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para o aprimoramento das metodologias e práticas de ensino e aprendizagem.
5- GESTÃO FINANCEIRA DO SETOR PÚBLICO
Proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que lhes faculte o exercício de suas funções, bem como lhes assegure o crescimento profissional.
6- EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Capacitar os profissionais da educação para responder às demandas pedagógicas para a garantia dos direitos humanos, promoção da cidadania, igualdade e respeito à dignidade humana.
7- EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Capacitar os profissionais da educação para a o ensino e o fomento do empreendedorismo e empreendedorismo social.
8- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
9- EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Capacitar os professores da educação básica da rede estadual para desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e os princípios educacionais antirracistas para a efetivação de ações voltadas ao cumprimento das Leis nol0.639/2003 e 11645/2008.
10- ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Capacitar os profissionais da educação para a utilização das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.
Novo prazo para matrícula junto à Instituição de Ensino Superior – IES: 06/08/2023;
Documentos a serem providenciados para matrícula:
- Documento de identificação com foto (frente e verso);
- Diploma de graduação (frente e verso);
- Comprovante de residência (máximo 90 dias);
- Comprovante de vínculo estatal (contracheque);
- Termo de Compromisso (assinado pelo (a) servidor (a)) – Fica arquivado na pasta do servidor.
- Ficha de Anuência (assinada pela chefia imediata) – Fica arquivada na pasta do servidor.
- Carta de Recomendação (assinada pela chefia imediata) – É enviada à Instituição de Ensino Superior.
Link do Registro acadêmico da Fundação João Pinheiro: academico2.fjp.mg.