Programa de Lideranças Negras

O Programa de Lideranças Negras na Gestão (PLN) tem como objetivo fortalecer o exercício profissional de gestoras e gestores negros, apoiando-os no desenvolvimento de competências de liderança e gestão, para atuarem de forma inovadora e estratégica no setor público. O PLN visa ainda contribuir para um futuro mais diverso e equitativo no setor público, fortalecendo as pautas de diversidade e equidade racial.

Público-alvo

Gestores e lideranças negras que atuam no setor público brasileiro, dos diferentes entes e esferas de poder, ou pessoas negras que pretendem se desenvolver para estarem aptos a ocupar posições de liderança na administração pública

Inscrições

De 22/08 à 24/09

Vagas

36 (divididas entre grupos de 3 ou 4 pessoas)

Duração

120 horas - Início em outubro

Aulas

Terças e quintas, de 8h às 11h

Investimento

R$6.730,74*

*O valor será integralmente custeado pela Fundação João Pinheiro, tornando o programa gratuito a todos os participantes selecionados.

O objetivo do Programa é fortalecer o exercício profissional de gestoras e gestores negros, apoiando-os no desenvolvimento de competências de liderança e gestão, para atuarem de forma inovadora e estratégica no setor público.

  • Auxiliar no desenvolvimento de competências de lideranças e gerenciais necessárias a
    uma atuação estratégica, inovadora, diversa e flexível;
  • Apresentar diferentes ferramentas e abordagens relacionadas à atuação gerencial na administração pública;
  • Fomentar a reflexão e o fortalecimento dos gestores e gestoras negras nos espaços de decisão e poder da administração pública brasileira;
  • Subsidiar o aprimoramento da atuação de gestoras e gestores negros, a partir da reflexão sobre as ações e desafios das instituições, principalmente, no que tange à transformação das organizações públicas em espaços mais diversos;
  • Estimular a adoção de políticas internas que visem promover a equidade e a diversidade no âmbito das organizações, por meio da elaboração dos planos de ação.
  • Fortalecer a construção de uma rede de lideranças negras no setor público brasileiro.

O Programa está estruturado a partir de quatro frentes:
1. Módulos – 58 horas/aula;
2. Desenvolvimento de Competências – 20 horas/aula;
3. Oficinas de Resolução de Problemas – 22 horas/aula;
4. Café com Mentoria e Mesas Temáticas – 20 horas/aula.

Essas frentes de trabalho seguirão as seguintes premissas:
a) disponibilização e discussão de conteúdos teórico e vivencial, a partir de módulos com temáticas relevantes ao setor público e estratégicas para a atuação de lideranças negras;
b) oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais, gerenciais e de liderança. Tem como objetivo promover o autoconhecimento dos participantes, por meio da realização de um inventário de competências individuais, possibilitando aos
participantes a identificação de gaps e potencialidades no desenvolvimento de suas competências;
c) oficinas de resolução de problemas: Identificação de um problema/desafio transversal às instituições representadas no que tange a gestão pública e a equidade étnico-racial e a construção de uma solução e de um plano de ação para o problema identificado.

Todas as atividades baseiam-se em uma abordagem proativa, participativa e colaborativa dos alunos e serão realizadas por meio de debates, interações e troca de percepções e experiências.

O Programa será composto por atividades online, sendo que 90% das atividades serão síncronas (aulas e encontros online), com aulas duas vezes por semana (3h cada).

As atividades síncronas são realizadas por meio de plataforma de videoconferência, a ser contratada pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e as atividades assíncronas são realizadas por meio da Plataforma Moodle da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.