Fundação João Pinheiro lança mais dois títulos da Coleção Mineiriana

Criado há 32 anos, programa editorial de pesquisa histórica chega a 50 obras publicadas com foco na valorização da memória do estado de Minas Gerais e do país

Nesta quinta-feira (28/8), a Fundação João Pinheiro (FJP) irá lançar dois livros publicados pela Coleção MineirianaUm Ano no Brasil, de Hastings Charles Dent, e Notas de Uma Viagem ao Brasil, de Whalthère de Sélÿs-Longchamps. Marcado para as 14h, o evento Narrativas de viagem – Coleção Mineiriana e sua contribuição para a historiografia brasileira será aberto ao público e realizado na sede da FJP (alameda das Acácias, 70, 5º andar – São Luiz/Pampulha – Belo Horizonte). 

Idealizado em 1993 pela FJP, o Programa de Pesquisa Histórica e Edição Coleção Mineiriana é considerado uma das iniciativas mais importantes voltadas para a história e a memória documental de um estado brasileiro. Além das duas obras lançadas no evento, a coleção conta com outros 48 títulos de relevância fundamental para a história de Minas Gerais e do país nos séculos XVIII, XIX e XX. Os títulos da Mineiriana podem ser comprados no site da FJP, onde também estão disponíveis para consulta e download as edições já esgotadas. 

Narrativas de viagem – Com mediação do pesquisador da FJP Luís Felipe Zilli, o evento de lançamento dos dois novos títulos terá apresentações da coordenadora da Mineiriana, Marta Araújo, e da professora e conselheira da coleção, Eliana de Freitas Dutra. 

Publicado originalmente em inglês, em 1886, o título Um Ano no Brasil: com notas sobre a abolição da escravidão, as finanças do império, a religião, a meteorologia, a história natural etc. ganhou dois estudos introdutórios assinados pelos historiadores Marta Araújo e Friedrich Renger sobre o autor Hastings Charles Dent e sua obra. 

Já o livro Notas de Uma Viagem ao Brasil, publicado em francês na Bélgica em 1875 pelo viajante Whalthère de Sélÿs-Longchamps, traz dois ensaios críticos, o primeiro de autoria de Eliane de Freitas Dutra, o segundo de  Marta Araújo. Ambas as edições apresentam notas explicativas que contribuem de forma fundamental para sua compreensão e contextualização. 

A linha de pesquisa e edição inédita em português de viajantes que passaram por Minas Gerais e pelo Brasil no século XIX é uma das mais profícuas da Coleção Mineiriana. Com dez obras do gênero publicadas pela FJP, a linha se destaca por sua relevância para a historiografia mineira e nacional.

 

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação 

www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br