FJP encerra primeira edição do Programa de Lideranças Negras

Oferecer qualificação de alto nível para gestoras e gestores negros da administração pública que ocupam ou desejam ocupar posições gerenciais. Esta é a proposta do Programa de Lideranças Negras na Gestão: um futuro diverso (PLN), da Fundação João Pinheiro, que encerrou as atividades de sua primeira turma na sexta, 24/5.

Para marcar o fechamento desta primeira edição, o programa trouxe à FJP Cida Bento, fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), eleita pela revista The Economist como uma das 50 personalidades mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Iniciativa da FJP em parceria com a Fundação Lemann, o PLN visa preparar esses profissionais para uma atuação eficaz e inovadora no poder Executivo. A primeira turma, iniciada em novembro/2023, contou com 37 participantes dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Bahia, Sergipe e do Distrito Federal.

“A conclusão da primeira edição do PLN é motivo de muita celebração, pois representa a contribuição da FJP para o fortalecimento do exercício profissional de gestoras e gestores negros e para a reflexão sobre a importância de uma gestão mais inclusiva”, afirma a diretora geral da Escola de Governo da FJP, Kamila Pagel. “Acredito que o conteúdo, as discussões e trocas realizadas no âmbito do Programa irão apoiar os participantes na busca por burocracias mais representativas e políticas públicas mais diversas”, completa.

Programa – O PLN tem carga horária de 120 horas, distribuídas em módulos, oficinas, mesas temáticas e cafés com mentoria. Com exceção da abertura e do encerramento, as atividades ocorreram de forma virtual e abordaram temas como educação para as relações étnico-raciais na perspectiva da administração pública, dinâmica institucional, estratégia organizacional, pessoas e equipes, inovação e tecnologia gerenciais, gestão da mudança e transformação organizacional.

Ao longo do programa também foram realizadas oficinas de desenvolvimento de competências e uma oficina de resolução de problemas, em que os participantes identificaram um desafio relacionado à equidade de gênero e raça em suas instituições de origem e construíram uma solução e um plano de ação para o problema.

A coordenadora do PLN, Rosânia Souza, comemora o êxito da iniciativa. “Devido ao sucesso desta primeira edição, nossa expectativa é que haja uma continuidade desse programa com uma nova turma em 2025”, declara.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
www.fjp.mg.gov.br  |  comunicacao@fjp.mg.gov.br