FJP divulga resultado do comércio internacional mineiro no primeiro quadrimestre de 2020

A Fundação João Pinheiro (FJP) apresenta o resultado comercial, a pauta de bens transacionados e os principais parceiros comerciais de Minas Gerais no primeiro quadrimestre de 2020.

Desde 2018, a participação do Rio de Janeiro no total das exportações brasileiras tem superado a de Minas Gerais, reflexo do aumento das exportações de petróleo. No primeiro quadrimestre deste ano, a queda da participação de São Paulo (-3,4 pontos percentuais – p.p.) foi superior à registrada em Minas Gerais (-0.6 p.p.) e no Rio de Janeiro (-1 p.p.), com retração relevante das exportações de maior valor agregado (máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos; automóveis; aeronaves) e de combustível mineral (petróleo).

A pauta exportadora de Minas Gerais é tradicionalmente concentrada em poucos produtos. Minério de ferro, café, nióbio (liga ferro-nióbio) e ouro responderam por cerca de 70% da pauta de exportação nesses três anos.

Desde 2010, a China é o principal destino das exportações mineiras no primeiro quadrimestre, principalmente devido às vendas de minério de ferro. Os Estados Unidos também são um parceiro importante: figuram como o segundo principal destino das exportações do estado em 2015 e em 2020 (Gráfico 6). O país compra, principalmente, café e ferro.

Acesse os dados e análise completa no Informativo FJP: Análise Insumo-Produto: Comércio Internacional de Minas Gerais – 1º quadrimestre de 2020, v. 2, nº 2.