FAQ

A Rede WiFI da FJP chama-se FJP-VISITANTES, com ela é possível acessar do seu notebook, tablet ou smartfone, sites, serviços de e-mails, mensageiros eletrônicos, programas desktop e serviços de vídeo conferência.  Não sendo possível acessar serviços corporativos como o S:, SIAD ou SIAF.

 

Ela é destinada a todos os colaboradores e alunos da FJP e pode ser utilizada quantas vezes forem necessário. Porém, toda rede wireless corporativa não possuí a mesma velocidade de uma rede cabeada convencional.

Isso se da ao fato de que o compartilhamento do link de internet é prioritário para a rede cabeada da FJP, como os sistemas corporativos, programas do governo e e-mails corporativos. Desta forma, apenas uma parcela do link de internet da FJP é dedicado à Rede Wifi. Outro ponto que contribui para a lentidão do acesso é o uso de aplicativos de mídias sociais como facebook e o whatts, o download constante de conteúdo consome um volume elevado de banda. Porém, a ATI prefere uma internet livre para todos os serviços e evita ao máximo o bloqueio dos mesmo, pois entende a importância destes aplicativos em nosso dia a dia. 

 

A rede da FJP possuí uma funcionalidade chamada Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), necessário para que nossa rede opere normalmente. Com o DHCP um código único é atribuído à conexão entre o seu Smartphone ou tablet e a rede wireless da FJP. Esse código é atribuído na forma de um endereço IP. E existe um limite de endereços IPS que podem ser entregues diariamente para os aparelhos que se conectam a rede. Caso esse número exceda, o DHCP aguarda a liberação de algum equipamento desconectado para depois atribuir o IP a um novo equipamento. Desta forma, em determinados horários, o número de endereços IPs atribuídos excede a capacidade da rede, impossibilitando uma conexão imediata.


A ATI recomenda que, caso não necessite utizar a rede wireless, que desligue o WIFI para que outros usuários possam usufruir do serviço com mais qualidade. Quando necessário, basta ligar o WIFI novamente que o acesso estará liberado. 


 

Caso  você não esteja conseguindo se conectar a rede wifi da FJP

  1.  A FJP possui antenas para acesso wifi espalhadas por todo o campus. Estas antenas possuem um limite de conexões simultâneas. Caso seu equipamento apresente dificuldades de conexão, tente se locomover para um ambiente com menos pessoas. Quase sempre, os problemas de conexão são causados por excesso de usuários.
     
  2. Remova (Esquecer esta rede) a conexão da rede FJP-VISITANTES de seu equipamento. Logo após, conecte novamente e entre com a senha FJP-VISITANTES-2016.

Veja nos links abaixo, dicas e vídeos para resolver problemas com a rede wireless:

No Windows 10;

Internet lenta:

 * Conteúdo/Vídeo cedido como cortesia pelo grupo Unilogic – Detentor do Canal de Notícias Canal Tech. 

 

No caso de esquecimento de senha de login para seu computador, você deve abrir um chamado pela intranet em “Atendimento ATI” – “Rede/Internet” – “Esqueci minha senha de login”

Dentro do expresso clique em “Minhas Preferências”, na janela seguinte clique em “Altere sua senha”. Digite a senha atual e a nova senha que desejar criar, digite novamente a nova senha e clique em “Alterar”.

Os usuários podem enviar e receber anexos com tamanho máximo de até 60MB.

Se o e-mail recebido é de um remetente desconhecido, não clique em nenhum link do e-mail, encaminhe o mesmo para sergio.duarte@fjp.mg.gov.br. O e-mail será analisado e se necessário o remetente será bloqueado para todos e-mails da casa.

Como compartilhar tela no Skype? O que é Skype e como funciona você já deve saber, mas você sabia que com o Skype você pode partilhar o ecrã do seu computador gratuitamente com um ou mais contatos do seu Skype?

Esta opção que o Skype lhe oferece permite que você mostre a sua tela para a pessoa que está a ligar, mostre por exemplo as suas fotos da sua última viagem sem ter que lhe enviar as fotos por email, caso tenha um problema informático ou alguma dúvida em algum programa, obtenha ajuda de um amigo que entenda de tecnologia.

 

COMO COMPARTILHAR TELA NO SKYPE?

1. Inicie uma chamada para um contacto que tenha no seu Skype.

2. Durante a chamada, clique no botão “+” e selecione “Compartilhar telas…”.

como compartilhar tela no skype

Como compartilhar tela no Skype – Passo 2

 

3. Você pode escolher se deseja compartilhar a tela inteira ou uma janela específica, faça a sua opção e clique no botão “Iniciar”.

como compartilhar tela no skype

Como compartilhar tela no Skype – Passo 3

Agora o seu contacto está a ver o que você está a fazer no seu ecrã. Para parar de compartilhar a sua tela no Skype, basta clicar de novo no botão “+” e selecionar “Parar de compartilhar”

Note que se você tiver numa chamada de grupo, apenas uma pessoa poderá compartilhar a sua tela à vez.

Como criar uma senha segura?
Uma senha segura deve ter no mínimo oito caracteres (letras, números e símbolos). Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la.

como criar uma senha segura

 

 

Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, “FaQiNfOrMaTiCa” e “fAqInFoRmAtIcA” são senhas diferentes. Entretanto, são senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois não possuem números e símbolos.

Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários. Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários) e listas de nomes (nomes próprios, músicas, filmes, etc.).

Quanto mais misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação, mais difícil será descobrir a sua senha.

AGORA QUE JÁ SABE COMO CRIAR UMA SENHA SEGURA APRENDA COMO MEMORIZÁ-LA:

Por exemplo, se usar a frase “Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro” podemos criar a senha AvvmdqD! (o sinal de exclamação foi colocado no fim para acrescentar um símbolo à senha). Senhas criadas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.

É importante realçar que se tiver dificuldades em memorizar uma senha forte, é aconselhável anotá-la e guardá-la num local seguro, do que optar pelo uso de senhas fracas.

Se tiver com falta de imaginação também pode optar por um gerador de senhas seguras.

Em um mundo cada vez mais móvel e centrado na nuvem, o segredo da produtividade está na ligação entre grandes serviços.

 

Todos os dias, usuários do aplicativo Evernote criam milhões de notas que contêm links para o Google Drive. Gerando anotações de reuniões, eventos e cursos e importando documento de texto e planilhas.

 

Por isso, torna-se necessário uma maneira de conectar as ideias contidas no Evernote com trabalhos armazenados no Google Drive. Para isso, o Evernote e o Google Drive passam a trabalhar melhor juntos, facilitando a captura, a organização e a colaboração de tudo o que estiver no seu planejamento.

 

Agora, todos que usam o Google Drive podem acessar seus arquivos do Drive no Evernote sem a necessidade de alternar entre os aplicativos. 

 

 

Como funciona?

Todos os arquivos que você possui no Google Drive agora são mais facilmente acessados no Evernote. Em vez de ver apenas links URL, qualquer um pode pesquisar qualquer informação criada ou armazenada no Google Drive diretamente nos cadernos do Evernote. Com essa integração, os usuários do Evernote podem adicionar qualquer arquivo do Drive às suas notas sem sair do Evernote. E quaisquer mudanças feitas aos arquivos no Google Drive serão atualizadas de maneira dinâmica no Evernote.

Atenção

O Evernote é de registro gratuito podendo ser acessado no endereço: http://www.evernote.com e possuí versão em portugues. 

A FJP possuí contas institucionais do Google Drive, caso tenha necessidade solicite uma conta no Atendimento ATI

Hoje em dia, na compra de qualquer equipamento, observamos atentamente quando o anúncio ou página fala  processador “Core i3, Core i5 e Core i7”, mas um computador não se resume apenas ao processador que ele possuí e sim a todo o conjunto de peças que compõem a máquina. 

Desta forma, um computador i3 pode ser bem mais rápido que um computador i5. Porque isso acontece?

Isso ocorre porque todas as peças de um computador devem trabalhar em conjunto para, ai sim, entregar a performance. Desta forma, os seguintes itens mínimos devem ser verificados:

  1. Processador i3 ou superior. 

    +
     
  2. HD com RPM superior à 7.500.

    +
     
  3. Placa de vídeo dedicada com mínimo de 1GB de memória.

    +
     
  4. Pente de memória com o mínimo de 4GB DDR com 1333 Mhz ou superior

    Pronto, se, pelo menos estes quesitos forem observados, você terá um desempenho muito superior na sua máquina. 

No caso das compras para o estado, muitas vezes, sacríficios devem ser feito para que um maior número de máquinas possa ser compradas. Mas a ATI sempre leva esses critérios mínimos em consideração. 

E com o seu computador?

Computadores pessoais ou corporativos tem, e tem mesmo, uma sobrevida de mais de 5 anos. Quando bem cuidados. A ATI realiza manutenção preventiva, atualiza o windows update e faz a limpeza de vírus e outros arquivos no computador, sempre que as máquinas dessem para a área de manutenção. Mas isso não é o suficiente, se você realizar a manutenção semanal, você terá um computador que lhe atenda por muito mais tempo! E é fácil realizar a manutenção semanal, basta seguir estes passos:

  1. Abra um chamado no Atendimento ATI e peça para instalar o software CCleaner, atualizar a versão do seu Firefox e a versão do seu Chrome
     
  2. Após instalado, abra o Ccleaner e faça uma limpeza de arquivos desnecessário, como demonstrado no vídeo abaixo:

     

    Após realizar o procedimento de limpeza (somente utilize o “Limpeza”), todos os arquivos residuais que provocam lentidão no seu computador e, principalmente, nos browsers de internet, vão deixar o seu computador bem mais leve e funcional. 
     
  3. Lembrete: Apesar de ser uma boa utilizar aquela função onde, ao digitar um endereço de um site o Chrome ou o Firefox autocompletam o texto, ao rodar a limpeza do CCleaner, essas informações são apagadas. Lembre-se sempre de salvar os seus sites como favoritos para não perde-los. 
     
  4. Nunca deixe seus arquivos no Desktop. Como na imagem abaixo:

    Exemplo de área desktop lotada

    Apesar de ser prático, toda vez que você inicia ou reinicia seu computador, o Windows deve ler todos estes documentos, um por um, para obter informações de tamanho, extensão e data de criação, tornando o carregamento do computador muito mais lento. 
     
  5. Crie uma partição no computador. 

    Abra um chamado no atendimento ATI solicitando para criar no seu computador uma partição no Windows exclusiva para arquivos. Quando o chamado for realizado, no seu Windows Explorer irá aparecer um novo drive. Como na imagem abaixo:



    Quando esta partição é criada, salve todos os seus documentos exclusivamente nela. Organizando suas pastas de acordo com suas preferência. Quais são os benefícios?

    1º – Seu computador fica mais rápido. 
    2º – Em caso de pane, você não perde seus arquivos. 
    3º – Sua área de trabalho fica limpa e o boot do sistema fica mais ágil. 
     
  6. Nunca abrir muitos programas ao mesmo tempo, exceto se necessário, nem muitas abas do Chrome ou do Firefox. 

    Cada vez que você abre um programa, uma porcentagem da sua memória é reservada para o programa, quanto mais deles estiverem aberto, menos memória o Windows tem para se manter rápido. 
     
  7. Desinstale programas inúteis ou não autorizados. 

    Hoje em dia, em muitas ocasiões, necessitamos de determinados programas para uma atividade específica, depois, o programa não é mais necessário. Noutras ocasiões, quando estamos instalando um programa, se não prestarmos atenção nas opções de tela que vão aparecendo, outros programas são instalados sem que a gente perceba. Todos eles, podem e devem ser removidos do seu computador, assim evitando lixos e processamentos desnecessários. Remova seus programas como na imagem abaixo:


     
  8. O desfragmentador de disco também é muito útil. Com ela, o seu Windows é “reorganizado” de forma a priorizar o desempenho da máquina. Você pode acessá-lo através do caminho:

    Abra um chamado no atendimento ATI solicitando para que seja rodado o desgragmentador de disco na sua máquina. 

Todos os passos acima não precisam ser realizados semanalmente de forma obrigatória, mas sempre que os realizar, você verá uma mudança relevante no desempenho da sua máquina.