Cursos de Gestão de Pessoas

Avaliação de Desempenho por Competências na Administração Pública (20 horas)

Por que avaliar pessoas nas organizações. Os vários tipos de avaliação. A construção do projeto de Avaliação de Desempenho Baseada em Competências. O que são competências. Como definir as competências para o processo de avaliação. O processo de Avaliação de Desempenho por Competências, suas finalidades e resultados. O mapeamento das competências.

Clima Organizacional (20 horas)

Conceitos básicos. O ambiente organizacional e mudanças. Gestão do clima organizacional. Diagnóstico organizacional. Modelos de diagnóstico de clima e cultura organizacional. A pesquisa de clima e seu impacto na organização. Fatores que influenciam a obtenção de clima agradável. Influência da liderança no clima organizacional.

Cultura Organizacional (24 horas)

Abordagens e perspectivas em cultura organizacional: elementos de caracterização, formação e manifestação da cultura. Diferença entre cultura e clima organizacional. Conceitos e elementos constitutivos da cultura organizacional. Dificuldades de gerenciamento dacultura e abordagem intercultural nas organizações. Parâmetros de comparação de culturas organizacionais. Diversidade nas organizações. Conflitos culturais e intergeracionais. Gerenciamento de conflitos culturais.

Ética na Administração Pública (16 horas)

Desenvolvimento histórico e conceitos básicos. Ética pública em sociedades democráticas e na administração pública moderna. Determinismo e liberdade de escolha. Princípios da ética pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e dignidade da pessoa humana.  O público e privado na administração pública. Ética na administração pública estadual. O Código de Conduta Ética do Servidor Público.

Gestão de Conflitos (24 horas)

Poder e conflitos nas organizações. Tipologias de conflito. Ética e conflitos. Conflitos e trabalho em equipe. Conflitos e liderança. Comunicação e conflitos. Administração de conflitos.

Gestão de Pessoas no Setor Público (24 horas)

Contextualização. Gestão de pessoas no setor público: fundamentos e tendências. Modelos de gestão na administração pública. Motivação, liderança e cultura organizacional no setor público. Missão, visão e estratégias organizacionais integradas à função de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Gestão de gerações. Desafios e melhores práticas em gestão de pessoas no setor público.

Gestão de Competências (20 horas)

Conceito de Gestão de Competências. Tipologias das Competências. Definição e descrição de competências. Competências organizacionais, coletivas e profissionais. Integração com demais políticas e práticas de gestão de pessoas. Aprendizagem, desempenho e Competências. Etapas e cuidados para delimitação, implementação e acompanhamento da gestão por competências. Métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao mapeamento de competências. Pesquisas a respeito do tema.

Liderança (20 horas)

Poder, autoridade e liderança. Fundamentos da liderança e do gerenciamento. Desenvolvimento da habilidade de liderança. O exercício da liderança em processos de mudanças e de incerteza nas organizações. Liderança versus motivação. Liderança como facilitadora da aprendizagem.

Liderança Política e Tomada de Decisão na Administração Pública (20 horas)

Tomada de decisão na administração pública. Políticas públicas como resultantes das decisões dos governos e das lideranças políticas acerca de problemas coletivos. Processo decisório e agenda   governamental: inclusão de problemas políticos e sociais, seleção de alternativas. Rede de atores envolvidos na definição e implementação de políticas públicas. Contexto e fatores internos e externos que afetam a tomada de decisão e a operacionalização prática da política pública. Acompanhamento, monitoramento e avaliação dos resultados das políticas públicas.

Organização do Trabalho (20 horas)

Identificação dos processos de trabalho. Distribuição de tarefas versus perfil profissional dos servidores. Dimensionamento da equipe e dos recursos disponíveis para a execução do trabalho. Quadro de distribuição do trabalho. Remodelagem de processos de trabalho. Fluxograma de processos e de trabalho. Administração do tempo.

Preparação para Aposentadoria (20 horas)

Abordagem da aposentadoria como parte do processo de valorização do servidor. Legislação vigente. Montagem do processo de aposentadoria: documentos imprescindíveis, formas de análise, validação e fluxo de informações e do processo. Contagem de tempo. Melhores práticas de prestação de informação. Expedição de processos e documentos. Aspectos psicossociais: aposentadoria e um novo tempo; trabalho, identidade e aposentadoria. Previdência: novos paradigmas.

Qualidade de Vida no Trabalho (16 horas)

Trabalho: conceito e o trabalho na sociedade contemporânea. Stress no trabalho: principais fontes e consequências. Qualidade de vida no trabalho: conceito, origem, evolução, perspectivas e desafios. Higiene do trabalho: Ergonomia. Saúde ocupacional: principais problemas, consequências da ausência de saúde ocupacional. Qualidade de Vida no Trabalho e cultura organizacional. Modelos de QVT. Instrumentos de avaliação de QVT. Programas de QVT.

Trabalho em Equipe (20 horas)

Grupos versus equipe. A equipe no contexto organizacional. Caracterização de equipe de trabalho. Diferenças individuais. Desenvolvimento de equipes. O papel do líder no desenvolvimento da equipe. Administração de conflitos. Autonomia e controle.