Curso de Capacitação em Gestão de Equipes e Liderança SES-MG

O Curso de Capacitação em Gestão de Equipes e Liderança SES-MG visa capacitar de forma prática e interativa gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no desenvolvimento de competências gerenciais e aprimoramento de suas funções, para o exercício da administração pública, gestão de pessoas e liderança.

A capacitação envolverá profissionais ocupantes de posições de liderança, em diferentes níveis hierárquicos na SES-MG e potenciais ocupantes dessas posições.

Público alvo

Chefias regionais da SES-MG

Duração

60 horas, divididas em 7 módulos

Participantes

20 turmas com 25 participantes em cada, num total de 500 servidores

Estrutura do programa:

Carga horária: 2 horas/aula

Apresentação do Curso, metodologia, cronograma e plataformas de aulas online (EaD/ Moodle/Ambiente AVA). Atualização de perfil.

Carga horária: 10 horas/aula (9h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Planejamento e Gestão Estratégica: Fundamentos da estratégia; O processo de planejamento estratégico; Análise externa: estrutura do mercado, forças competitivas e grupos estratégicos; Análise interna: recursos, capacidades e competências-chave; Formulação da estratégia; Implementação da estratégia.

Docente: Marconi Laia – Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2002). Graduação em Administração pela UFMG (1999). Graduação em Administração, Habilitação em Administração Pública pela FJP (1997). Atualmente ocupa a função de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, como Assessor Chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1741540398103596

Carga horária: 10 horas/aula (9h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Liderança e Gestão de Pessoas: Estimular a construção de conhecimentos que subsidiem novas habilidades e atitudes gerenciais e humanas.

Docente: Filipe Silvestre Freitas de Oliveira  – Graduado em Psicologia pela PUC Minas. Psicólogo organizacional na Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9383858793976209

Carga horária: 10 horas/aula (9h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Gestão de Processos: Mapeamento de processos; Padronização e modelagem de processos; Implantação de gestão de processos; Gestão de resultados com foco em indicadores e projetos; Importância e características dos indicadores de resultados; Ferramentas da gestão de resultados; O papel do líder no desdobramento e implementação da estratégia organizacional.

Professora  Gabriela Martins Durães Brandão – Especialização em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pelo Centro Universitário UNA. Graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2014). É diretora central de Inovação no Governo de Minas Gerais e Coordenadora do Laboratório de Inovação do Governo de Minas Gerais pela Seplag.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6457164662476828

Carga horária: 10 horas/aula (9h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Gestão por Competências: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências e da Avaliação de Desempenho, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências; Apresentar os principais modelos de gestão por competências: desenvolvimento de Lideranças; qualificação básica para o trabalho; qualificação especializada; desenvolvimento de pessoas.

Professor Marcelo Augusto Costa – Especialização em Gestão de Pessoas pela PUC MG. Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da FJP (2011-2015). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0119706754740540

Carga horária: 10 horas/aula (9h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Comunicação e Feedback: Apresentar a Comunicação como ferramenta estratégica para a gestão de conflitos; métodos e práticas de feedback; como implementar a cultura e a gestão do conhecimento, por meio das trilhas de aprendizagem.

Professor Gabriel Lara Rodrigues – Mestre em Administração pelo Cepead – UFMG. Especialista em gestão estratégica de negócios pela UFMG (2008). Graduação em Relações Internacionais pela PUC MG (2006). Graduação em Direito pela UFMG (2005). Atualmente é gerente de Educação Continuada da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6828146420393800

Carga horária: 5 horas/aula (4h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Administração Pública: Apresentar conteúdos relacionados à administração pública, ética na administração pública, controle interno, noções de direito administrativo e funções/responsabilidades inerentes ao gestor público.

Professor Daniel Henrique da Cunha Campos – Mestrado em Administração Pública pela FJP (2019 – 2021). Especialização em Direito Administrativo pela PUC Minas, Brasil (2016 – 2018). Especialização em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil (2014-2016).  Graduação em Direito pela PUC Minas, Brasil (2009 – 2016). Graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil (2010 – 2014).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1553342107387566

Carga horária: 5 horas/aula (4h assíncronas e 1h síncrona)

Ementa: Orçamento e Finanças: Apresentar conteúdos relacionados a ordenação de despesas, finanças públicas, execução do orçamento, prestação de contas e ordenação de despesas.

Professora  Isabella Virginia Freire Biondini  – Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Pós-graduada em Gestão de Projetos pela PUC Minas. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Bacharel em Direito pela UFMG. Professora de disciplinas do campo de Orçamento e Finanças como de Administração Financeira e Orçamentária, Finanças Públicas, Gestão Orçamentária e Responsabilidade Fiscal, da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Coordenadora de cursos em EaD da Escola de Governo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3901807608809520