FJP inicia curso de formação para conselheiros da criança e adolescente

Iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese MG) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca MG) irá beneficiar 6.793 profissionais

Conselheiros tutelares e de direitos que atuam nos 853 municípios de Minas Gerais participaram, na manhã desta quarta-feira, 10/7, da aula inaugural de um curso de formação voltado para o aprimoramento desses profissionais e para a consolidação de um trabalho em rede para a proteção de direitos da criança e adolescente no estado. Ministrado pela Fundação João Pinheiro, o curso é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese MG) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca MG), com financiamento do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA).

O evento de lançamento do curso contou com a presença de representantes da Sedese, da FJP, do Ministério Público e do tribunal de Justiça de Minas Gerais, além do Colegiado dos Fóruns e Associação Estadual de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares. Ao longo da aula inaugural foram discutidos temas como o desafio do trabalho em rede, o papel essencial dos conselhos tutelares e de direitos no estado e a importância da formação continuada. A estrutura metodológica do curso e a plataforma em que ocorrerão as aulas também foram apresentadas aos participantes.

Curso – Oferecido na modalidade virtual, o curso terá duração de quatro meses e irá beneficiar 6.793 agentes públicos indicados pelos municípios. A iniciativa tem como foco aperfeiçoar a utilização de instrumentais legais e administrativos, destacar atribuições e campo de atuação, além de estabelecer fluxos, protocolos e referências que fortaleçam a intersetorialidade necessária para uma atuação adequada da rede de proteção à criança e ao adolescente.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
comunicacao@fjp.mg.gov.br