Programa de Liderança e Gestão: Desenvolvendo Competências para Gestores e Executivos do Setor Público
O Programa de Liderança e Gestão busca desenvolver gestores para uma atuação estratégica e inovadora na administração pública, por meio da oferta de qualificação de alto nível para profissionais que ocupam posições gerenciais nos órgãos e entidades da administração pública, outros poderes e terceiro setor ou almejam ocupar cargos de gestão na área pública e para tanto pretendem investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O objetivo do PLG é preparar e desenvolver gestores para atuarem de forma inovadora e estratégica no setor público e que sejam capazes de articular ações, recursos e pessoas em contextos de incertezas e mudanças em prol de resultados organizacionais.
O que o PLG tem de diferente?
- O programa irá discutir a função gerencial e de liderança por meio de conteúdos teóricos, mas explorando também atividades práticas e vivenciais para o desenvolvimento de competências de cada um dos participantes.
- Possui diferentes estratégias de ensino-aprendizagem na modalidade à distância que irão garantir o engajamento e a troca de experiências entre os participantes.
- Irá realizar um processo de mapeamento, acompanhamento e desenvolvimento de competências totalmente individualizado com aplicação de um teste de personalidade profissional, aprimorando ou ampliando o autoconhecimento e, consequentemente, as oportunidades de atuação gerencial e de liderança, a partir da realidade e do perfil de cada participante.
- Visa desenvolver uma rede de gestores públicos que atuam em prol do aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.
- É realizado por uma Escola de Governo inserida na administração pública que conhece, de dentro da estrutura, as nuances, especificidades e demandas de atuação no serviço público.
Público alvo
Profissionais do setor público ou do terceiro setor
Investimento
R$ 8.000 em 11 vezes de R$ 727,27*
Duração
130 horas, a partir de 9/3/2021
Oferta de vagas
30 vagas
Manual de inscrição
(PDF, 931 KB) – atualizado em 17/02/2021
*Valor referente à inscrição individual. Para inscrições em grupo de 5 pessoas, o valor individual será de R$ 7.200 ou 11 vezes de R$ 654,55. O desconto será aplicado após a confirmação de todos os inscritos.
Estrutura do programa:
Carga horária: 64 horas
- Conhecimento e compreensão dos conceitos e conteúdos mais atuais das temáticas dos módulos
- Reflexões dos temas com profissionais de referência na área
- Compartilhamento de conhecimento e experiência entre os participantes
- Vivências, cases e discussão de soluções para problemas reais
- Aulas online e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem
Módulo 1: Papel do gestor na dinâmica institucional e no ciclo de políticas públicas – 8 horas /aula
O papel do gestor no contexto contemporâneo da Gestão Pública. Os desafios e imperativos impostos aos gestores a partir das recentes transformações da gestão pública. A atuação do gestor na geração de Valor público. Os papéis e responsabilidades do gestor na articulação institucional, na prática da gestão pública e no ciclo de políticas públicas. Dinâmica política das organizações e a atuação do gestor. O exercício da liderança na atuação gerencial. Os desafios de ser um líder público em tempos de crise.
Módulo 2: Desdobrando e implementando a Estratégia organizacional – 12 horas/aula
Módulo 3: Inovação e tecnologia gerencial – 12 horas/aula
Ambidestria organizacional. O conceito de inovação. Contexto da inovação no serviço público: histórico e conceitos de inovação; inovação em gestão pública; facilitadores e limitadores da inovação no setor público. Inovação aberta. Abordagem design thinking: imersão, ideação, experimentação e prototipação de soluções. Transformação digital com foco no usuário. Pesquisa de experiência do usuário (UX): testes de usabilidade. MVP: criando um produto mínimo viável e priorizando melhorias. Desafios e oportunidades para a inovação no setor público. Metodologias para a transformação digital de serviços públicos com foco no cidadão. Possibilidades e oportunidades tecnológicas na gestão e tratamento de dados para tomada de decisão. O papel da liderança na inovação.
Módulo 4: Gestão de pessoa(as) e de equipes – 16 horas/aula
Gestão de pessoas e gestão de equipes. Função gerencial e liderança. Tipos de liderança. Liderança Adaptativa e Dilemas Éticos. Liderança e Trabalho em Equipe. Desafios para institucionalização da Liderança. Competências de liderança e competências gerenciais. O papel do gestor na gestão de pessoas: atração e seleção, alocação, gestão do desempenho, desenvolvimento, incentivos não pecuniários, feedback e feedfoward, engajamento. A importância do gestor na gestão de conflitos. O gestor e a capacidade de comunicação: comunicação não violenta, técnicas de feedback, escutatória. O gestor e o papel de negociação e persuasão. Técnicas de negociação.
Módulo 5: Gestão da mudança e transformação organizacional – 12 horas/aula
Gestão de mudanças e transições: o significado da mudança. Por que mudar? Conceito de mudança organizacional. Tipos de mudança organizacional e os stakeholders; Práticas de gestão da mudança organizacional. A implementação de mudanças na cultura e na gestão da organização. Consolidação e monitoramento da mudança. O impacto das grandes transformações organizacionais. Formas de enfrentar riscos e lidar com adversidades na implementação de mudanças. Fatores que constituem gatilhos de mudança. O papel fundamental do líder nas grandes transformações. Líder como agente de mudança. A importância da comunicação, do impacto e da influência em processos de transformações. Ferramentas para adaptações nos planos, processos, objetivos e políticas, conforme necessidades da organização.
Encerramento do programa – 4 horas/aula
Carga horária: 18 horas
- Mapeamento das competências de cada participante
- Aplicação de teste individual de personalidade profissional para autoconhecimento e auxílio na construção do Plano de desenvolvimento individual
- Identificação das competências detidas e das lacunas de competências para cada participante
- Construção do Portfólio de Competências individuais (Plano de Desenvolvimento Individual)
- Oportunidade de provocar novas formas de pensar e agir
- Registro de evidências e concretização do processo de desenvolvimento de competências durante o Programa
- Processo realizado com o suporte de um facilitador que atuará em pequenos grupos
Carga horária: 32 horas
- Realização de oficinas para desenvolvimento de competências a serem trabalhadas no programa
- Cada participante escolhe 8 Oficinas a serem realizadas, conforme resultado do Mapeamento de Competências.
Competências a serem trabalhadas: visão sistêmica e institucional; foco no cidadão e experiência do usuário; foco em resultados; gestão do tempo; tomada de decisão assertiva; liderança; comunicação; negociação; gestão de conflitos; storytelling; resiliência; desafio do status quo; e ciência de dados.
Carga horária: 16 horas
- Encontros mensais com profissionais de referência nas temáticas e competências trabalhadas no programa
- Aprendizado em pequenos grupos, a partir do contato com vivências e histórias de vida de profissionais experientes na área
Reflexões norteadoras
Como se dá a dinâmica política das organizações? Como mapear o cenário político e entender a perspectiva dos diversos atores? Como me posiciono nesta rede? Qual é o meu papel enquanto gestor? Quais os desafios da função gerencial?
Qual a minha relação e da minha área com a estratégia organizacional? Como compreender a estratégia? Como definir e acompanhar as metas e os resultados da minha área? O que priorizar? Como transformar a estratégia em processos eficientes e projetos exitosos?
Como desenvolver políticas, produtos e serviços de forma incremental e experimental? Como garantir que as decisões sejam orientadas por dados consistentes? Como buscar novas ideias? ou formas de trabalhar? Como desafiar o status quo?
Como gerenciar pessoas e equipes? Como avaliar motivar, reconhecer, incentivar, influenciar e engajar a equipe? Como mobilizar as pessoas em prol dos objetivos organizacionais? Como gerenciar conflitos? Como comunicar de forma eficiente e não violenta?
Como gerenciar mudanças e lidar com incertezas? Por que mudar? Como identificar gatilhos de mudança? Como ser agente de mudança e transformação organizacional? Como enfrentar riscos e lidar com adversidades na implementação de mudanças?
Conteúdos
Módulo I
Papel do gestor na dinâmica institucional e no ciclo de políticas públicas
Módulo II
Desdobrando e implementando a estratégia organizacional
Módulo III
Inovação e tecnologia gerencial
Módulo IV
Gestão de pessoa(s) e de equipes
Módulo V
Gestão da mudança e transformação organizacional
Oficinas
Mapeamento de Competências Gerenciais
Oficinas de Desenvolvimento de Competências Gerenciais
Pilares de competências
Visão sistêmica e institucional; foco no cidadão e experiência do usuário
Foco em resultados
Resiliência; desafio do status quo; e ciência de dados
Liderança; comunicação, negociação; gestão de conflitos; e storytelling
Gestão do tempo; tomada de decisão assertiva
A inscrição deverá ser realizada, por meio do link: https://fjp.mg.gov.br/
- Inscrições: prorrogadas até 17/2/2021
- Divulgação dos participantes do Programa: até 22/2/2021
- Matrícula no Programa e pagamento da primeira parcela: até 26/2/2021
- Início do Programa: 9/3/2021
Manual de inscrição (PDF, 931 KB) – atualizado em 17/02/2021
23/02/2021 – Lista de inscritos do PLG (PDF, 291 KB)
O programa terá início no dia 9 de março de 2021 e será composto por atividades síncronas e assíncronas, sendo que 85% das atividades serão síncronas (aulas e encontros online), às terças e quintas, entre 18h e 21h.
- Acesse o cronograma (XLSX, 10 KB)
- Antonio Augusto Anastasia
- Caio Barros Cordeiro – http://lattes.cnpq.br/9598879563397338
- Francisco Gaetani: http://lattes.cnpq.br/4417145638079401
- Jean Mattos Duarte – http://lattes.cnpq.br/2504627193517525
- Mauro César da Silveira: http://lattes.cnpq.br/5117682231041638
- Rodrigo Diniz: http://lattes.cnpq.br/6056613408011335
Profissionais convidados:
- Aline Souki
- Pedro Lemos Cortez
Kamila Pagel de Oliveira | kamila.oliveira@fjp.mg.gov.br