Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais

O cálculo do PIB de Minas Gerais é feito pela FJP em conjunto com o IBGE e apresentado em publicações periódicas que analisam os resultados anuais em dois níveis:

• estadual: informações referentes à composição setorial do PIB mineiro, expressas em valores correntes e variações de volume; e
  • municipal: informações referentes aos grandes grupos de atividade econômica dos municípios mineiros e regiões do estado, expressas em valores correntes que possibilitam identificar a participação de cada município e região no total do estado.

Além disso, a FJP desenvolveu uma metodologia própria para o cálculo de indicadores antecedentes de volume, com periodicidade trimestral, que permite a análise conjuntural da economia mineira com detalhamento da variação real do produto agregado nos principais grupos de atividades econômicas.

Cartilha do PIB:

A divulgação do PIB anual ocorre com defasagem de dois anos. O período de dois anos é necessário para a contabilização das bases de dados mais completas e abrangentes (bases estruturais), oriundas das diversas pesquisas anuais realizadas pelo IBGE, e possibilita a revisão de estimativas publicadas previamente.