FJP colabora com Defensoria Pública de São Paulo em ações para fortalecimento

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, representantes da Fundação João Pinheiro (FJP) participaram de uma série de agendas junto à Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP). As atividades integram o contrato de assessoria técnica firmado entre as duas instituições, com foco na melhoria dos processos de atendimento e no fortalecimento da gestão institucional da Defensoria.

No dia 31, o diretor de Políticas Públicas da FJP, Mauro César da Silveira, e a assessora da Diretoria Fabiana de Andrade Silva reuniram-se com a chefe de gabinete da DPESP, Amanda Polastro Schaefer, para apresentar o Manual de Operação da Unidade de Atendimento Padrão da Defensoria.

O conteúdo foi elaborado pela equipe técnica da Fundação, que reuniu os parâmetros de agendamento, dimensionamento de pessoal, atribuições funcionais, cadeia de valor, processos de trabalho e indicadores de desempenho. O diretor de Políticas Públicas explicou que “o manual é resultado de um amplo estudo conduzido pela FJP, que envolveu visitas técnicas, análise de normativas institucionais e comparações com outros modelos de gestão e atendimento”. 

Palestra
Durante a visita, Mauro César também participou da 10ª Conferência Estadual da Defensoria Pública, onde ministrou a palestra com o tema: “Planejamento  Estratégico e Fortalecimento Institucional”. O evento, organizado pela DPESP, reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e grupos parceiros, com o objetivo de definir as ações que irão compor o Plano de Atuação da Defensoria para os próximos dois anos.

A equipe da FJP promoveu escuta, em grupos focais, com o propósito de captar percepções da sociedade civil sobre o trabalho da Defensoria, identificando pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria. As informações levantadas irão subsidiar o diagnóstico institucional da DPESP e a elaboração de planejamento estratégico para o período 2025-2027.

As atividades realizadas reforçam a parceria entre a Fundação João Pinheiro e a Defensoria Pública de São Paulo, consolidando o papel da instituição mineira como referência nacional em estudos, diagnósticos e assessoria técnica em gestão pública e políticas institucionais.