Curso de Especialização em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

Em um ambiente de demandas crescentes e recursos escassos, é fundamental que as políticas sociais sejam constantemente analisadas. Com o objetivo de fornecer ferramentas de monitoramento e avaliação de políticas públicas, esse curso de especialização combina disciplinas teóricas com módulos destinados ao exame prático de questões centrais do planejamento, de gestão estratégica e da cultura avaliativa. Os indicadores de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, a avaliação de resultados e a análise econômica de políticas e programas também são temas abordados no curso, que irá enriquecer profissionais de diferentes esferas de governo e demais interessados na área pública.

Público alvo

Servidores públicos de diferentes poderes e esferas de governo e profissionais interessados em se especializar na área

R$ 12.618 em 18 X de R$ 701

Duração

360 horas/aula, sendo 80% presencial e 20% à distância.

Oferta de vagas

35 vagas

Dias e horários

Aulas semanais às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, ou on-line em decorrência do isolamento social necessário.

Av. Brasil, 674, Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Carla Bronzo Ladeira Carneiro carla.bronzo@fjp.mg.gov.br | (31) 3238-9712

Edital e publicações

• Aula Inaugural: 3 horas
  • Sensibilização e integração de grupos: 3 horas
  • Políticas Públicas, Gestão Estratégica e Cultura avaliativa: 24 horas
  • Indicadores no campo da formulação, monitoramento e avaliação: 24 horas
  • Formação da Agenda e Avaliação de Necessidades: 24 horas
  • O Modelo Lógico para Desenho de Programas Sociais: 18 horas
  • Formulação de Alternativas e Avaliação de Desenho: 18 horas
  • Desenho da Pesquisa Avaliativa: 25 horas
  • Implementação e Avaliação de Processos: 24 horas
  • Sistemas de Informação no Monitoramento e Avaliação: 24 horas
  • Avaliação de Resultados: 45 horas
  • Introdução à estatística: 27 horas
  • Avaliação de Impacto: 30 horas
  • Avaliação Executiva: 24 horas
  • Avaliação Econômica: 24 horas
  • Metodologia do Trabalho Científico: 24 horas

O processo seletivo será constituído por análise de Curriculum Vitae por equipe de professores da Escola de Governo. Serão avaliadas a formação do candidato (nota média obtida no curso de graduação e em cursos de pós-graduação), experiência técnica profissional relevante e experiência acadêmica e de pesquisa (durante ou após a graduação).