Curso sobre análise custo-benefício em políticas públicas capacita 80 servidores de todo o país na Fundação João Pinheiro
Realizadas de 2 a 6 de fevereiro, aulas foram ministradas por professores do Copenhagen Consensus Center
Entre os dias 2 e 6/2, a Fundação João Pinheiro (FJP) recebeu em sua sede, em Belo Horizonte (MG), servidores públicos de diversos estados brasileiros para o curso Best Things First: Benefit -Cost Analysis in Practice. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria do Governo de Minas e o Copenhagen Consensus Center (CCC), organização sediada nos Estados Unidos especializada em análise custo-benefício para definição de prioridades em políticas públicas.
Formação estratégica para lideranças e tomadores de decisão, a iniciativa contou com três instrutores principais: o presidente do CCC, Bjorn Lomborg, o vice-presidente centro, Roland Mathiasson, e a pesquisadora indiana Saleema Razvi. Com carga horária de 30 horas, o curso abordou áreas essenciais da gestão pública, como saúde, políticas sociais, educação e meio ambiente, entre outras.
De acordo com a presidente da FJP, Luciana Lopes, a parceria do Governo de Minas firmada em 2025 com o Copenhagen Consensus Center foi o primeiro contato para a viabilização do curso. “Como liderança técnica de Avaliação no estado, a FJP acompanhou todo o processo dessa cooperação e, a partir disso, a gente fez um curso aberto para todo o país”, explicou. “Tivemos aqui gestores públicos de norte a Sul e tenho certeza de que todos vão voltar com essa bagagem, com essa ferramenta a mais de avaliação para seus estados”, comemorou.
Segundo o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, a participação no curso foi bastante produtiva. “Foi um curso muito interessante e proveitoso, especialmente para mim, que sou secretário de Planejamento”, avaliou. “A ideia é básica, mas, muitas vezes, não é pensada: ver, em cada política pública, o quanto ela custa e o quanto ela traz de benefício diretamente para a população”, observou.
A vereadora de Florianópolis, Manu Vieira, também se manifestou sobre a importância da iniciativa. “Esse curso foi uma chance de utilizar o conhecimento internacional para analisar, trazer a metodologia que já funciona lá fora para a nossa realidade”, comentou.
Ao final das atividades, o presidente do Copenhagen Consensus Center, Bjorn Lomborg, agradeceu pela iniciativa do Governo de Minas. “Foi uma experiência incrível, eu agradeço à Fundação João Pinheiro por fazer acontecer e acho que nós tivemos um impacto real para os gestores públicos de Minas Gerais e do Brasil que participaram desse curso”, avaliou.
Histórico – A FJP atua como centro de excelência na produção de conhecimento aplicado e no fortalecimento da capacidade institucional do Estado desde 1969. A instituição também coordena o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Sapp-MG), criado em 2021 e reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento.
Parceiro do curso, o Copenhagen Consensus Center é reconhecido mundialmente por sua atuação na priorização de políticas públicas com base em evidências econômicas. Fundado em 2006, o centro trabalha com centenas de economistas premiados, incluindo laureados com o Prêmio Nobel. Seus estudos orientam governos ao redor do mundo sobre como maximizar retornos sociais, econômicos e ambientais.
