Fundação João Pinheiro promove debate sobre perspectivas das carreiras transversais no setor público

Evento terá a participação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e de outros especialistas da área

A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, no dia 4 de dezembro de 2025, o evento “Carreiras Transversais no Setor Público: perspectivas e caminhos para o fortalecimento das capacidades estatais”, na sala Multimeios, das 9h às 13h. A iniciativa é voltada a servidores públicos, integrantes de carreiras transversais e à rede Alumni do Csap, reunindo especialistas de referência nacional para discutir estratégias de profissionalização e
desenvolvimento da gestão pública.

A proposta do encontro é refletir sobre a ampliação das carreiras transversais nos âmbitos federal e estadual, considerando sua importância para o fortalecimento das capacidades governamentais. 

Esse tipo de carreira, que permite mobilidade e atuação estratégica em diferentes órgãos da administração, vem ganhando destaque nas políticas de gestão de pessoas do Governo Federal. Além disso, o tema integra o debate da Proposta de Reforma Administrativa, que prevê ações de valorização e estruturação dessas carreiras como forma de aprimorar a profissionalização do serviço público. O evento faz parte de um Ciclo de Debates promovido pela Escola de Governo sobre temas presentes na proposta da Reforma Administrativa.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Programação
9h às 10h – Mateus Simões – vice-governador de Minas Gerais
Percepções e perspectivas acerca das carreiras transversais e dos EPPGGs como carreira transversal do Governo de Minas Gerais

10h às 11h – Carlos Eduardo Uchôa – Coordenador-Geral de Gestão das Carreiras Transversais do MGI
Experiências e práticas do Governo Federal no que se refere às carreiras transversais

11h às 11h40 – Felipe Drummond – Egresso do Csap, consultor especialista em reforma administrativa e integrante do Movimento Pessoas à Frente
Discussões e propostas sobre carreiras transversais trazidas pela Reforma Administrativa

11h40 às 12h10 – Maria Aparecida Muniz – Superintendente de Gestão de Pessoas da Seplag/MG
Perspectivas e experiências de carreiras transversais do Estado de Minas Gerais

12h10 às 13h – Debate

Palestrantes
Mateus Simões – Vice-Governador de Minas Gerais
Advogado, mestre em Direito Empresarial, foi procurador da Assembleia Legislativa. Possui trajetória marcada pela atuação em gestão pública, tendo exercido os cargos de secretário-geral de governo e vereador em Belo Horizonte. Também atua como produtor rural, consultor empresarial e professor nas áreas de Governança e Sucessão.

Carlos Eduardo Uchôa – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
Especialista em gestão de pessoas, liderou projetos estruturantes como a implantação do SEI no governo federal e a criação do Banco de Talentos. Autor da atual Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, é responsável pela gestão de carreiras transversais desde 2019, do Governo Federal.

Felipe Drummond – Consultor especialista em reforma administrativa
Administrador público formado pela Escola de Governo da FJP e mestre pelo IDP, atuou como EPPGG em Minas Gerais. Hoje, é gerente sênior na consultoria EloGroup, com experiência em projetos para o BID, Banco Mundial e República.org.

Maria Aparecida Muniz Jorge – Superintendência Central de Políticas de Recursos Humanos da Seplag/MG
Servidora da carreira EPPGG há mais de 20 anos, com atuação contínua na gestão central de pessoas do Governo de Minas. É mestre em Administração pela UFMG e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, com experiência em desenvolvimento, carreiras, remuneração e gestão da força de trabalho.


Com esse debate, a Fundação João Pinheiro reafirma seu compromisso com a promoção de conhecimento estratégico para o setor público e com o fortalecimento das capacidades estatais no país.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação

www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br