Professor da Universidade Autônoma de Barcelona ministra curso na Fundação João Pinheiro
Iniciativa visa a promover uma reflexão crítica sobre a abordagem comunitária como eixo transversal das políticas públicas
A Fundação João Pinheiro promove, entre os dias 29 e 31 de outubro, o curso ‘A perspectiva comunitária em políticas públicas: coprodução público-comunitária de soluções de problemas coletivos’. As aulas serão ministradas na sede da instituição (Alameda das Acácias, 70, São Luiz, Pampulha – Belo Horizonte/MG) pelo professor Ismael Blanco, do Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha). Com vagas limitadas e certificação de participação, o curso terá um total de nove horas/aula. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Viabilizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o curso irá além do debate conceitual, fomentando o diálogo sobre experiências do Brasil e da Espanha e articulando teoria e prática para a construção de conhecimento coletivo. Como resultado, será elaborado um documento com as principais contribuições levantadas ao longo das aulas.
A iniciativa tem a proposta de gerar uma reflexão crítica sobre a abordagem comunitária como eixo transversal das políticas públicas em contraposição aos modelos burocráticos e mercantilistas ainda predominantes. Além disso, serão trabalhados três pilares: o fortalecimento dos vínculos sociais nos territórios, a cooperação público-comunitária e a ampliação da participação democrática.
Ismael Blanco – Com ampla trajetória acadêmica e prática no campo das políticas urbanas, democracia e inclusão social, Blanco é referência internacional na análise de políticas públicas voltadas à justiça social e ao fortalecimento dos vínculos comunitários. Sua produção científica destaca-se pelo diálogo entre teoria e prática, especialmente nas áreas de participação cidadã, coesão territorial e inovação democrática.
Programação
- 29/10, das 14h às 17h – Palestra aberta ao público: A importância da perspectiva comunitária nas políticas públicas.
- 30/10, das 9h às 12h – Aula de aprofundamento: Vidas segregadas: o valor do comunitário e seus principais desafios.
- 31/10, das 9h às 12h – Aula de aprofundamento: Reconstruir fraternidade: estratégias públicas de reconstrução comunitária
Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação
