FJP participa da 60ª edição do Climate Reality Leadership Corps

Treinamento teve o objetivo de formar novas lideranças climáticas no Brasil e reuniu cerca de mil participantes no Rio de Janeiro

Entre os dias 15 e 17 de agosto, a Fundação João Pinheiro (FJP) marcou presença na 60ª edição do Climate Reality Leadership Corps, treinamento promovido no Rio de Janeiro pelo The Climate Reality Project, instituição criada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz, Al Gore. O evento teve o apoio da The Climate Reality Project Brasil e do Centro Brasil no Clima.

A instituição mineira foi representada pela pesquisadora Fernanda Matos, que atuou como mentora durante o treinamento, papel que envolveu a facilitação e o acompanhamento de grupos de participantes, apoio à equipe organizadora e contribuição para o fortalecimento da rede de líderes climáticos no Brasil.

Com a presença de cerca de mil inscritos, de diferentes regiões do país, o evento teve o objetivo de formar novas lideranças climáticas e ofereceu, de forma gratuita, conteúdo técnico e estratégico sobre a crise climática e os caminhos para a ação.

Programação – Além da tradicional apresentação realizada por Al Gore sobre os desafios e urgências da crise do clima, o evento contou com a presença da Ministra  do Meio Ambiente, Marina Silva, e de Karenna Gore, que dialogaram sobre ação moral, justiça e soluções comunitárias. Outros nomes de peso da área, como a bióloga e ex-presidente da Capes, Mercedes Bustamante, o pesquisador Carlos Nobre e a pesquisadora referência em mudanças climáticas Thelma Krug, entre outros, também marcaram presença no evento. A programação também incluiu palestras do embaixador André Corrêa do Lago, da Deputada Federal Célia Xakriabá e de outros convidados de destaque nacional e internacional.

Reconhecimento – A pesquisadora Fernanda Matos integra a rede desde 2014 e, desde então, tem contribuído com a filial brasileira. Em 2022, na 50ª edição do Climate Reality Leadership Corps, foi reconhecida internacionalmente com prêmio Alfredo Sirkis Memorial Green Ring Award, concedido por Al Gore, em reconhecimento ao compromisso com a ação climática, em especial pela incorporação da perspectiva de gênero em indicadores globais de água e saneamento, apoiando a formulação de políticas públicas mais inclusivas e baseadas em evidências.

A participação da pesquisadora é parte do projeto de internacionalização da Fundação João Pinheiro e reforça a inserção da instituição mineira em redes internacionais de pesquisa, de formulação de políticas públicas e de promoção da sustentabilidade, da governança e da justiça climática.

Grupo de pessoas em foto coletiva em ambiente interno. Ao centro, sentado na primeira fileira, está Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz. As demais pessoas, em pé ou sentadas ao redor, posam sorridentes para a câmera. No canto inferior direito, aparece o logotipo escrito 'The Reality Tour'.

Fundação João Pinheiro | Assessoria de Comunicação

www.fjp.mg.gov.br | comunicacao@fjp.mg.gov.br